DESTAQUES DO DIA

Ernesto Araújo confirma que governo não quis auxiliar no transporte de oxigênio de Venezuela para Manaus

Imagem: Pedro França/Agência Senado

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores confirmou na tarde de hoje (18/05) que não houve contato da parte dele com o governo venezuelano para que fosse feito o pedido de ajuda da Venezuela na situação de colapso que se encontrava o sistema de saúde de Manaus (AM), onde várias pessoas morreram sem oxigênio.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Omar Aziz (PSD), se pronunciou sobre o casso e relatou o seguinte fato: “Não permitiram que um avião fosse lá, [oxigênio] teve que vir de ‘estrada’. Enquanto estava morrendo gente sem oxigênio em Manaus, o oxigênio vindo da Venezuela estava vindo de estrada. Um voo da FAB, se o Ministério das Relações Exteriores tivesse interferido, em uma hora ia e voltava”. “O ministério não fez contato com governo venezuelano por questões ideológicas. Até hoje, eu estou esperando essa guerra, viu? Que o Brasil não aguenta duas horas. Nessas horas tinha gente indo à óbito sem oxigênio” destacou Omar.

Após ser questionado, Ernesto Araújo afirmou que não houve qualquer tipo de comunicação com a Venezuela e que também não foi realizado nenhum agradecimento pela ajuda humanitária prestada pelo país vizinho.

Informações: Banda B.