DESTAQUES DO DIA

Auditoria interna de saúde pública de Maringá recebe premiação nacional

Selecionada entre mais de 100 experiências de todo o Brasil inscritas para a apresentação de modelos que deram certo em auditorias do Sistema Único de Saúde (SUS), a prefeitura de Maringá teve duas ações reconhecidas nacionalmente, durante a 1ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do SUS, realizada terça, quarta e quinta-feiras em Brasília pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) do Ministério da Saúde.

As ações maringaenses se destacaram pela qualidade e eficiência dos serviços de saúde prestados à comunidade.

O município foi reconhecido pela implantação da carreira de auditor em saúde e a utilização de matriz de riscos como instrumento de planejamento do trabalho. Um dos principais objetivos da equipe de auditoria é auxiliar o planejamento e a tomada de decisões do município, com foco no fortalecimento dos serviços de saúde e economicidade dos recursos públicos.

“A auditoria tem impacto direto na garantia da eficácia e eficiência dos atendimentos prestados para a comunidade. Com foco na transparência e aperfeiçoamento dos serviços, a auditoria é pilar fundamental para qualidade da assistência de saúde, garantindo o acesso das pessoas à saúde de forma integral, de acordo com os princípios da equidade e da universalização do SUS”, afirma a secretária de Saúde, Karina Rissardo. Ela reforça que a premiação é reflexo dos investimentos realizados pelo município para fortalecer o trabalho desenvolvido pela equipe de auditoria, incluindo a ampliação do número de profissionais.

A segunda ação premiada foi a adoção da matriz de risco como metodologia de trabalho, o que permitiu maior acompanhamento das ações e transparência, facilitando a identificação de possíveis irregularidades em contratos ou prestação de serviços.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)