Coluna Chico Santos DESTAQUES DO DIA PARANA

Novo decreto emitido pelo Governo do Paraná antecipa toque de recolher e proíbe comércio aos domingos

Foto: Jonathan Campos/AEN

Devido ao aumento considerável de contágio por covid-19 no Paraná, o Governo do Estado publicou nesta segunda-feira (17) o decreto 7.672/21, que amplia as medidas restritivas de contenção da pandemia.

Segundo o novo decreto, que valerá ate a meia-noite do dia de 31 de maio, a restrição de circulação de pessoas e a venda/consumo de bebidas alcóolicas passará a ser das 22h até às 5h do dia seguinte. Além disso, todo tipo de comércio e de atividades não essenciais também deixarão de funcionar aos domingos, a medida será aplicada para restaurantes, shopping centers, academias, bares e comércio em geral, fora isso, nos demais dias da semana o comércio poderá ser aberto ao público das 10h às 22h, desde que seja cumprido o limite de 50% de ocupação.

Os serviços considerados essenciais estão especificados no decreto 4.313, de 21 de março de 2020, como supermercados, farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento.

De acordo com a secretária de saúde, o decreto estará sujeito a mudanças ou até mesmo a possibilidade de ser prolongado conforme for constatado o aumento considerável dos casos de contaminação por corona vírus e a possibilidade de colapso no sistema de saúde.