PARANA

Leilão da BR-153 é bom presságio para as concessões de rodovias no Paraná

Aplicado pela primeira vez em uma concessão rodoviária, o modelo híbrido desenvolvido pelo Governo Federal atraiu grandes investidores no leilão da BR-153/080/414/TO/GO cumprindo o prometido: tarifa justa, com os concorrentes oferecendo o valor máximo de deságio proposto (16,25%), e garantia de investimentos de R$ 14 bilhões em 35 anos. Esta formatação é a mesma adotada para as rodovias do Paraná. Ou seja, o resultado desta quinta-feira (29) traz bons presságios para toda a população paranaense.

Como esperado, a estruturação do modelo foi decisiva na seleção dos investidores. Tanto que o pleito ocorreu entre as duas maiores empresas de concessão do Brasil: CCR e EcoRodovias. “Quando o contrato é bem feito, quando um mecanismo de concessão é bem arrumado, bem claro, isso dá segurança aos investidores. Um contrato claro é uma grande força para o sistema de concessões rodoviárias”, avaliou Nicolo Caffo, diretor do Grupo EcoRodovias.

Seguindo o modelo, o usuário foi premiado com a menor tarifa prevista (R$ 0,10 por km), além de ter a disposição R$ 960 milhões a serem aplicados, futuramente, em novas obras ou até mesmo para outras reduções no preço do pedágio – R$ 320 milhões vão para os cofres da União. No caso do Paraná, 100% de qualquer valor utilizado como desempate irão para uma conta administrada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em benefício da população.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura