DESTAQUES DO DIA

Região mais antiga de Sarandi, o Quinze, tem campo de futebol e praça revitalizados

A região de Sarandi onde se estabeleceram os primeiros moradores, há mais de 80 anos, conhecida como Vera Cruz ou Quinze, por estar no Quilômetro 115 da Estrada Velha, recebeu neste domingo, 24, o prefeito Walter Volpato, que nasceu em um sítio da área, cresceu brincando nos campinhos de futebol nos sítios e aprendeu a ler e escrever na escola rural da Estrada Aquidabã, secretários municipais, vereadores e representantes de vários setores da coletividade para a inauguração do campo de futebol da vila e da praça onde está a capela Sagrado Coração de Jesus.

O campo de futebol, com gramado e alambrado, ao ser reinaugurado ganhou o nome do pioneiro Basílio Zanin Neto, que foi morador do Quinze. O também pioneiro Gregório Pavão agora tem seu nome denominando a praça da capela Sagrado Coração de Jesus, que foi revitalizada.

Tanto o campo quanto a pracinha têm importância histórica, serviram aos primeiros moradores da comunidade que hoje é o segundo mais populoso município do noroeste do Paraná.

O evento, que contou com a participação de familiares e amigos dos pioneiros homenageados, foi marcado por jogos de futebol, brincadeiras para as crianças e distribuição de algodão doce, pipoca e outras guloseimas.

 

Começo da história de Sarandi

“Tudo começou aqui”, resumiu o prefeito Walter Volpato, lembrando que nos anos de 1950 o campo do 15 já existia como palco para memoráveis partidas no imenso ‘terrão’. “Essa região era movimentada, com pequenas vendas de secos e molhados, farmácia e até postos de gasolina”, disse o prefeito.

Com a construção da BR-376, no início da década de 1960, muitas atividades econômicas migraram para as proximidades da nova rodovia, esvaziando a região do Quinze. Mas o campo e a capela Sagrado Coração de Jesus permaneceram como referência dessa história. “Entregamos a revitalização da praça da capela, intitulada Gregório Pavão, como justa homenagem a família em cujas terras essas estruturas estão erguidas. A família Pavão sempre foi ativa participante das ações comunitárias e doou ao município a área do campo.

Quinze, tem campo de futebol e praça revitalizados
O campo de futebol que serviu os pioneiros e viveu torneios de times dos sítios agora tem o nome de Basílio Zanin Neto Foto: PMS

“A área foi escriturada a partir de um gesto de doação da família Pavão que merece ser reconhecido pela gestão municipal”, disse o vice-prefeito Wlademir Garbúgio. O campo de futebol leva o nome de Basílio Zanin Neto, ex-vereador em Marialva entre 1973 e 1977, quando então Sarandi era distrito do município vizinho. Basílio Zanin Neto representava o distrito na Câmara de Vereadores e foi responsável por trazer energia elétrica para a cidade que, em 1981, ganharia sua emancipação, tornando-se município.

 

Sending
User Review
0/10 (0 votes)