Em confronto no Estádio dos Pássaros, de Arapongas, o Paranavaí conquistou o título da Terceira Divisão no Campeonato Paranaense neste domingo (3), ao vencer o Nacional de Rolândia, por 1 a 0. Foi o segundo duelo entre as equipes que já têm asseguradas vagas na Divisão de Acesso para 2024. Antes, em Paranavaí, o Vermelhinho tinha triunfado por 2 a 0.
O gol foi marcado por Varolo na segunda etapa, aos 29 minutos. Ao longo da campanha, o ACP marcou 35 gols em 14 rodadas, e sofreu oito. Foram onze vitórias, um empate e duas derrotas.
O artilheiro da competição foi Arthur, do Prudentópolis, com 6 gols. O goleiro menos vazado foi Yuri, do Nacional.
Na competição, o Paranavaí teve 11 vitórias, um empate e duas derrotas. Vice-líder no grupo B da primeira fase, o ACP passou pelo Campo Mourão na semifinal. Já o Nacional-PR tinha chegado invicto para a final e terminou com nove vitórias, três empates e duas derrotas, sendo o líder do grupo B da primeira fase e depois eliminando o Prudentópolis na semifinal.
OS campeões jogaram com Douglas; Romário, Guilherme, Carlos Eduardo e Caio Alves; Zé Vitor (Diogo), João Gabriel, Fernando e Varolo (Wesley); Cirilo (Nicola) e Lucas Antonio (Wanderley).
Campeão do Paranaense na Primeira Divisão em 2007, o ACP volta agora para a Segunda Divisão após três anos na Terceirona. Já o Nacional-PR tinha caído para a Terceira Divisão em 2021.
Além de Paranavaí e Nacional, a Divisão de Acesso 2024 terá Rio Branco-PR e Foz do Iguaçu (rebaixado da elite neste ano), além de Patriotas, Iguaçu, Paraná Clube, Apucarana, Laranja Mecânica e Grêmio Maringá, que permaneceram na Segundona.