DESTAQUES DO DIA

Ao ser homenageada por conquistas na Rússia, Naima destaca o papel da equipe

Ao ser homenageada com o título do Mérito Comunitário, concedido pela Câmara de Maringá na manhã desta terça-feira, 14, a nadadora Naima Martins Celestino estendeu a homenagem a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para as vitórias que ela alcançou, inclusive recentemente, quando integrou a delegação brasileira que participou do University International Sports Festival, em Ekaterinburgo, na Rússia.

O título a Naima foi proposto pela vereadora Professora Ana Lúcia Rodrigues (PDT) e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores como forma de agradecimento por ela estar levando o nome de Maringá a pódiuns nacionais e internacionais.

A atleta de 19 anos, um dos grandes nomes da natação maringaense há quase uma década, participante da Associação de Pais e Atletas da Natação (Apan) de Maringá, foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a equipe que representou o Brasil no University International Sports Festival 2023 (Уральский федеральный университет), que aconteceu em agosto em Ekaterimburgo, Rússia.

Naima conquistou medalha de prata no revezamento 4 x 100 metros e quarto lugar nos 200 metros borboleta. Para a CBDA, estes são ótimos resultados considerando que o festival contou com 3.400 atletas de 94 países, que disputaram 193 provas.

“Naima personifica a perseverança, a paixão e a busca pela excelência”, disse a vereadora Ana Lúcia, ao falar em nome dos demais vereadores.

“A vida do atleta não se resume ao momento da competição, nem mesmo ao dos treinamentos”, disse Naima, que aos 19 anos já soma cerca de 100 medalhas de ouro, mais de 40 de prata e mais de 30 de bronze. “Há que se abdicar de muitas coisas, pois fatores como sono, alimentação adequada e disciplina também interferem no resultado”.

Nadadora Naima Martins Celestino  homenageada pela Câmara de Maringá
Naima recebe da vereadora Ana Lúcia o certificado de Mérito Comunitário para sua sala de troféus e medalhas Foto: Reprodução

Naima Martins estendeu a homenagem que recebeu, bem como as melhadas conquistadas, a todos que contribuem para os resultados alcançados. “Há muitas pessoas envolvidas para um bom resultado. Atrás do atleta estão treinador, nutricionista, fisioterapeuta, toda a equipe, a família que apoia, os colegas e amigos que incentivam, instituições que acreditam e apoiam. A gente trabalha duro por muito tempo e às vezes o resultado dá certo. A medalha é o que mostra que se está fazendo certo e isto faz a gente continuar no esporte”.

Naima falou da necessidade de longevidade no esporte. Segundo ela, muitos jovens atletas que poderiam chegar a importantes conquistas têm que abdicar do sonho por necessidade de trabalhar, de buscar o sustento.

 

Sending
User Review
0/10 (0 votes)