Morreu nos Estados Unidos o compositor e arranjador Burt Bacharach, considerado um dos maiores músicos da história, ganhador de seis prêmios Grammy e três Oscar de melhor música por trilhas que compôs para o cinema. Bacharach tinha 94 anos. A causa da morte não foi confirmada.
As músicas de Burt Bacharach fizeram muito sucesso no Brasil nas décadas de 1960 a 1980, tanto as que foram interpretadas por grandes artistas da época quanto as feitas para filmes de sucesso, como Horizonte Perdido e Butch Cassidy.
Desde o começo dos anos 60, as composições de Bacharach conquistaram grandes nomes da música americana, como Dione Warwick. Ela gravou várias canções cocriadas por ele, com destaque para “I Say a Little Prayer”.
O músico ganhou três estatuetas no Oscar: Melhor Trilha Sonora e Música Original, em 1982 (“Arthur, o Milionário Sedutor”); e Trilha Sonora em 1970 (“Butch Cassidy”). Na trilha do filme protagonizado por Paul Newman, o maior destaque era “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, cantada por B. J. Thomas.
Pop perfeito e orquestrado
Bacharach se dizia em busca de um pop perfeito e unia a classe da música sinfônica do final do século 19 com a orquestração pop moderna.
O maior parceiro era o letrista Hal David, que morreu em 2012. Juntos, eles escreveram músicas como “The Look of Love” (famosa na voz de Dusty Springfield e trilha do filme “Casino Royale”).
A música teve outras versões, incluindo uma do pianista brasileiro Sergio Mendes. A regravação o levou ao quarto lugar da principal parada da revista americana “Billboard”, em 1968.
“This Guy’s in Love With You”, lançado por Herb Alpert em 1968, foi hit número um da parada americana. “(They Long to Be) Close to You” também chegou ao topo das paradas dos Estados Unidos, em 1970, em performance do Carpenters.
“What’s New Pussycat?”, cantada por Tom Jones; “Magic Moments”, com Perry Cuomo; e “Heartlight”, com Neil Diamond, são outros sucessos que chegaram ao top 5 americano.
Seis Grammys no currículo
No Grammy, Bacharach teve ao todo 21 indicações e seis prêmios. Os gramofones mais recentes foram os de Álbum de Pop Instrumental, em 2006; e um prêmio especial pela carreira, em 2008.
“That’s What Friends Are For”, com Dione Warwick, Stevie Wonder, Gladys Knight e Elton John, levou o Grammy de Música do Ano, em 1987. A canção foi lançada em uma campanha para arrecadar fundos no combate à AIDS.
Bacharach também apareceu nos filmes de Austin Powers, paródia de James Bond estrelada por Mike Myers com temática dos anos 60.
O último grande colaborador foi Elvis Costello, com quem escreveu e fez shows. A parceria com o cantor inglês começou nos anos 90, com várias músicas incluídas em um box de discos chamado “The Songs of Bacharach & Costello”, lançado em 2023.
O músico foi casado quatro vezes. Ele deixa a esposa Jane Hansen e dois filhos, Oliver e Raleigh.