POLICIAL

Monitorados por tornozeleira eletrônica são alvo de operação

Policiais cumprem mandados de prisão contra pessoas que estão descumprindo regras de utilização do equipamento. São 75 mandados no Paraná e 19 em Maringá e região. 

A Operação GPS foi deflagrada nesta quinta-feira (1º). Cerca de 50 policiais cumpriram mandados de prisão em todo o Paraná.

O alvo são pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica que estão descumprindo as regras do uso do equipamento. A maioria são pessoas que respondem pelos crimes de roubo e tráfico de drogas que retornarão para o regime fechado para terminar de cumprir a pena.

Os mandados estão sendo cumpridos em todas as regiões do Paraná, na região noroeste foram 19 mandados nas cidades de Maringá, Sarandi, Paiçandu, Mandaguaçu, Nova Esperança, Paranavaí, Terra Rica, Goieorê, Terra Roxa e Umuarama.

De acordo com a operação, a principal violação detectada foi o descarregamento da bateria da tornozeleira, considerada uma infração grave, que é comunicada ao Poder Judiciário que pode revogar o benefício.

Ao todo, no Paraná, são 75 mandados de prisão sendo cumpridos, como explica o coordenador regional do Deppen, Departamento de Polícia Penal do Paraná, Luciano Brito. [ouça o áudio acima]

O monitoramento é feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que fica na sede da Secretaria da Segurança Pública e nas Centrais de Monitoramento Eletrônico de Maringá e Cruzeiro do Oeste.

A operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e reúne o Departamento de Polícia Penal, Polícia Militar e Polícia Civil.