DESTAQUES DO DIA

Gil Rocha dá nome a troféu em disputa pelo Campeonato Paranaense de 2024

Com a rodada inicial agendada para esta quarta-feira, o Campeonato Paranaense de Futebol vai homenagear o jornalista Gil Rocha, falecido no dia 31 de junho do ano passado aos 63 anos. O troféu do torneio terá a denominação de Taça Gil Rocha, anunciou a Federação Paranaense, na segunda-feira. No ato oficial de assinatura da medida, estiveram presentes viúva de Gil, Ana Zimmerman, repórter da RPC, e o filho, Lucas Rocha, também jornalista.

Natural de Siqueira Campos, no Norte Velho Paraná, Gil Rocha iniciou a carreira no rádio esportivo em 975, aos 15 anos, na Rádio Paiquerê, de Londrina. Formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e contratado como repórter pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Rede Globo. O início foi na TV Coroados, de Londrina (atual RPC Londrina), e se transferiu para a TV Paranaense, em Curitiba, em 1985.

Como profissional a imprensa esportiva marcou época em coberturas de quatro Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, como na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos. O jornalista também cobriu momentos importantes do esporte do Paraná, com os títulos brasileiros conquistados por Coritiba em 1985 e Athletico em 2001.

Gil Rocha, depois, assumiu a gerência de esportes e atuou como comentarista da RPC. Ele ficou na emissora por 33 anos. O jornalista foi um dos responsáveis pela implantação do Globo Esporte no Paraná.

Desde 2019 comandou o jornalismo da Rádio Banda B e ainda participava do programa esportivo Tempo Extra na CNT. Em novembro de 2021, Gil Rocha assumiu a direção de jornalismo da CBN Curitiba, rádio em que estava até falecer.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)