CIDADE

Famílias do Jardim São Clemente ganham horta comunitária e parque

A Marli Faria de Lima trouxe a filha de 3 anos para brincar no novo parquinho do Jardim São Clemente. Segundo ela, antes o terreno era vazio e até perigoso, agora é uma boa alternativa para tirar as crianças de casa.

O chamado complexo de lazer é um dos 60 parques modulares espalhados pela cidade, diz a superintendente da Secretaria de Esportes e Lazer, Naiara Caruso. Segundo ela, são espaços pensados justamente incentivar as crianças a se movimentarem.

Aos fundos do parque está a nova horta comunitária do Jardim São Clemente, na Rua Pioneiro Domingos Manetti.

A horta tem 1,5 mil metros quadrados. São 27 famílias cadastradas para trabalhar cultivando as mais de 20 espécies de hortaliças. O Elias Fonseca assumiu como vice-presidente da horta. Segundo ele, o cultivo pode ajudar na renda, mas a melhor parte é que esse trabalho é uma terapia.

Está é a horta comunitária de número 39 em Maringá. Ao todo, o programa da secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar tem 1.225 famílias cadastradas. Por ano, as hortas produzem 700 toneladas de alimentos, explica o secretário da pasta, Francisco Favoto