DESTAQUES DO DIA

Documentário sobre colecionadores e veículos clássicos começa a ser produzido em Maringá

O Maringá Histórica deu início esta semana à produção do terceiro documentário em média-metragem a ser lançado em 2023. Depois de “Scherer: do nazismo à terra vermelha” (recém-lançado) e “Paixão Esquecida: a história do futebol profissional de Maringá” (em fase de pós-produção), começam as filmagens de “Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos”, com pesquisa, roteiro, apresentação e direção de Miguel Fernando e assistência de direção de João Gabriel Kowalski.

Seis diferentes modelos de carros considerados determinantes na consolidação econômica e cultural de Maringá foram escolhidos para serem apresentados, por representarem diferentes transformações que vivenciamos ao longo das décadas. São eles: Jipe, Fusca, Kombi, Corcel, BelcAr e Dodge Magnum. A seleção priorizou modelos que acabaram tendo maior destaque devido ao seu impacto na sociedade, a quantidade comercializada e a resposta que trouxeram às necessidades e às dificuldades de nossa região.

“Além de clássicos, são verdadeiras máquinas do tempo, pois trazem consigo memórias coletivas e pessoais dos acontecimentos de nossas vidas”, comenta Fernando.

O jipe, por exemplo, foi um veículo marcante nos primeiros anos da cidade, quando as estradas eram precárias, tomadas por lama e barro em períodos de chuvas e por poeira durante as estiagens e este modelo apresentava as características essenciais para regiões pioneiras como a nossa. Já a kombi também se fez presente na memória dos maringaenses devido a um modelo ter sido utilizado para divulgar os últimos lançamentos do Cine Horizonte, icônico estabelecimento que funcionou na Vila Operária.

Crédito: Lírica Aragão

Além dos colecionadores destes carros, também serão ouvidas algumas personalidades que tem relevância para o automobilismo da cidade e que podem trazer análises sobre o tema, como o sociólogo Fábio Viana Ribeiro, que tem ampla pesquisa sobre o tema e assina também a revisão do roteiro. Historiadores e antigos moradores da cidade também figuram na lista de entrevistados.

Entre os temas abordados no roteiro estão o interesse e a paixão por carros antigos e clássicos, a chegada dos primeiros automóveis em Maringá, substituindo os veículos movidos a tração animal, a transformação que essa transição promoveu na sociedade local, curiosidades sobre os carros no que diz respeito à história e ao design, a manutenção dos carros clássicos, a receptividade do público nos eventos do gênero, entre outros. Cerca de 20 pessoas irão trazer informações e relatos sobre esses pontos.

A ideia do projeto surgiu em 2021 com o quadro Carona Histórica, websérie criada para a Zacarias Veículos e Chevrolet, que foi produzida e veiculada no canal do Maringá Histórica no YouTube. Agora, o filme está sendo viabilizado por meio da Lei Rouanet e tem previsão de lançamento em outubro deste ano.

Crédito: Lírica Aragão

Ficha Técnica
Produção: Maringá Histórica
Co-Produção: Cosmos Filmes
Roteiro, Apresentação, Pesquisa e Direção: Miguel Fernando
Assistência de Direção: João Gabriel Kowalski
Produção executiva: Gabriel Campos e Eliton Oliveira
Direção de Fotografia: João Vitor Pagnoncelli
Operadores de câmera: Felipe Santos e João Vitor Pagnoncelli
Imagens aéreas: Felipe Santos
Trilha Sonora Original e Operador de Som Direto: Stone Ferrari / Pé de Música Produções
Fotografia de Making of e Still: Lírica Aragão
Making of: Felipe Halison / IDX Produções Artísticas
Revisão de roteiro: Fábio Viana Ribeiro
Assessoria de Imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Identidade visual: Naju Campos

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Cocamar, Dicomp, FA Maringá, Planti Center e Lowçucar
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Co-produção: Cosmos Filmes
Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil: união e reconstrução.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)