O Maringá Histórica deu início esta semana à produção do terceiro documentário em média-metragem a ser lançado em 2023. Depois de “Scherer: do nazismo à terra vermelha” (recém-lançado) e “Paixão Esquecida: a história do futebol profissional de Maringá” (em fase de pós-produção), começam as filmagens de “Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos”, com pesquisa, roteiro, apresentação e direção de Miguel Fernando e assistência de direção de João Gabriel Kowalski.
Seis diferentes modelos de carros considerados determinantes na consolidação econômica e cultural de Maringá foram escolhidos para serem apresentados, por representarem diferentes transformações que vivenciamos ao longo das décadas. São eles: Jipe, Fusca, Kombi, Corcel, BelcAr e Dodge Magnum. A seleção priorizou modelos que acabaram tendo maior destaque devido ao seu impacto na sociedade, a quantidade comercializada e a resposta que trouxeram às necessidades e às dificuldades de nossa região.
“Além de clássicos, são verdadeiras máquinas do tempo, pois trazem consigo memórias coletivas e pessoais dos acontecimentos de nossas vidas”, comenta Fernando.
O jipe, por exemplo, foi um veículo marcante nos primeiros anos da cidade, quando as estradas eram precárias, tomadas por lama e barro em períodos de chuvas e por poeira durante as estiagens e este modelo apresentava as características essenciais para regiões pioneiras como a nossa. Já a kombi também se fez presente na memória dos maringaenses devido a um modelo ter sido utilizado para divulgar os últimos lançamentos do Cine Horizonte, icônico estabelecimento que funcionou na Vila Operária.
Além dos colecionadores destes carros, também serão ouvidas algumas personalidades que tem relevância para o automobilismo da cidade e que podem trazer análises sobre o tema, como o sociólogo Fábio Viana Ribeiro, que tem ampla pesquisa sobre o tema e assina também a revisão do roteiro. Historiadores e antigos moradores da cidade também figuram na lista de entrevistados.
Entre os temas abordados no roteiro estão o interesse e a paixão por carros antigos e clássicos, a chegada dos primeiros automóveis em Maringá, substituindo os veículos movidos a tração animal, a transformação que essa transição promoveu na sociedade local, curiosidades sobre os carros no que diz respeito à história e ao design, a manutenção dos carros clássicos, a receptividade do público nos eventos do gênero, entre outros. Cerca de 20 pessoas irão trazer informações e relatos sobre esses pontos.
A ideia do projeto surgiu em 2021 com o quadro Carona Histórica, websérie criada para a Zacarias Veículos e Chevrolet, que foi produzida e veiculada no canal do Maringá Histórica no YouTube. Agora, o filme está sendo viabilizado por meio da Lei Rouanet e tem previsão de lançamento em outubro deste ano.
Ficha Técnica
Produção: Maringá Histórica
Co-Produção: Cosmos Filmes
Roteiro, Apresentação, Pesquisa e Direção: Miguel Fernando
Assistência de Direção: João Gabriel Kowalski
Produção executiva: Gabriel Campos e Eliton Oliveira
Direção de Fotografia: João Vitor Pagnoncelli
Operadores de câmera: Felipe Santos e João Vitor Pagnoncelli
Imagens aéreas: Felipe Santos
Trilha Sonora Original e Operador de Som Direto: Stone Ferrari / Pé de Música Produções
Fotografia de Making of e Still: Lírica Aragão
Making of: Felipe Halison / IDX Produções Artísticas
Revisão de roteiro: Fábio Viana Ribeiro
Assessoria de Imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Identidade visual: Naju Campos
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Cocamar, Dicomp, FA Maringá, Planti Center e Lowçucar
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Co-produção: Cosmos Filmes
Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil: união e reconstrução.