DESTAQUES DO DIA

Prefeitura retira quase 200 toneladas de materiais em limpeza de bocas de lobo no primeiro semestre

A gestão municipal realiza diversos serviços para garantir o bem-estar e qualidade de vida à população. Uma das ações rotineiras é a limpeza das bocas de lobo, realizada pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Diariamente, os servidores estão nas ruas para a retirada de materiais que dificultam o escoamento de água e podem causar alagamentos.
Apenas no primeiro semestre deste ano, a Seinfra realizou a limpeza de 900 bocas de lobo em diversas regiões da cidade. Além disso, foram limpos 305 metros lineares de galerias bloqueadas por concreto na Avenida João Pereira. Com a limpeza, quase 200 toneladas de materiais foram retiradas das bocas de lobo.
“Esse é um serviço importante e realizado constantemente pelas equipes da Seinfra. Além de evitar os alagamentos, liberando a passagem de água, reforça o nosso cuidado com o meio ambiente”, afirma a secretária de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes. Ela explica que, além de entupir os bueiros, o lixo descartado incorretamente pode chegar até os rios.
A Prefeitura de Maringá concluirá em breve o processo licitatório para contratação de empresa de prestação de serviço de limpeza e manutenção de bocas de lobo e galerias com caminhão de sucção e hidrojato. “Com esse contrato, vamos intensificar, ainda mais, os serviços em toda a cidade”, destaca Maria Lígia Guedes.
A orientação é que a população realize o descarte correto dos materiais por meio da coleta seletiva. Confira aqui a programação da coleta seletiva nos bairros. Além disso, a cidade possui diversos pontos espalhados pela cidade para recolhimento de recicláveis e outros resíduos como lixo eletrônico, medicamentos, esponjas e outros. São locais próprios onde a população pode fazer o descarte consciente e correto dos materiais. Acesse aqui o mapa interativo e confira os pontos.