CIDADE DESTAQUES DO DIA

Seringas usadas são encontradas em lixo comum de UBS de Maringá

Também foram encontrados frascos vazios de vacinas contra a Covid-19

Coletores de lixo de Maringá encontraram várias seringas usadas e também vidros vazios de vacinas contra a Covid-19 jogados no lixo comum de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. A situação, que provoca riscos aos profissionais e também ao meio ambiente, será alvo de procedimento administrativo da prefeitura. A situação aconteceu nesta quarta-feira (22), quando os coletores estavam recolhendo lixo comum na UBS do Jardim Universo, região sul da cidade. Os profissionais estavam jogando o conteúdo de uma caçamba de lixo comum dentro do caminhão de lixo quando a caçamba caiu.

Com a queda, parte do lixo ficou espalhado no asfalto, revelando as seringas usadas e os frascos vazios de vacinas contra o coronavírus, da marca Pfizer. Uma motorista que vinha atrás do caminhão de lixo e aguardava os coletores realizarem o trabalho viu o lixo biológico entre o lixo comum e tirou fotos. O lixo biológico pode causar contaminação ao meio ambiente, caso seja descartado sem os devidos cuidados. Há também o risco das agulhas contidas nas seringas espetarem os coletores de lixo que, além de ficarem feridos, podem ser também contaminados por doenças.

Em nota oficial, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá afirmou que “não tomou conhecimento oficial sobre este caso”. Na nota, a secretaria se mostrou desconfiada da situação, ressaltando que “dificilmente este material foi colocado no lixo por servidores públicos. Existem padrões rigorosos para o descarte de materiais hospitalares”. A Secretaria de Saúde disse ainda que “abrirá procedimento administrativo para analisar a situação e, se possível, para apurar as responsabilidades. O padrão nas unidades de saúde é a separação do lixo infectante do restante do lixo para a devida destinação”.

 

 

 

 

Por: RicMais