DESTAQUES DO DIA REGIAO

Sarandi realizará atendimentos e exames preventivos de colo de útero e mama neste mês de Março

Março será destinado à saúde da mulher, com atividades agendadas durante a semana e com horários especiais que possibilitem o atendimento de mulheres que trabalham em tempo integral.

Sarandi iniciou neste sábado(5), a campanha de coleta de prevenção contra o câncer de útero e solicitação de mamografia. Os atendimentos serão realizados durante todo o mês de março nas UBS’s do município, sendo possível o agendamento do atendimento através das unidades.

Segundo a Coordenadora da Saúde da Mulher do Município de Sarandi, Adriana Gasquez, o mês de março será destinado à saúde da mulher, com atividades agendadas durante a semana e com horários especiais que possibilitem o atendimento de mulheres que trabalham em tempo integral, com prioridade aos exames preventivos de colo de útero e mama.

Confira a agenda:

Horários estendidos – Das 17h às 20h:

• UBS Aurora – Dias 21, 22, 23 e 24 de Março

• Clínica Materno Infantil – Dias 28, 29, 30 e 31 de Março

Câncer de Mama

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) , o câncer de mama ainda é o que mais acomete as mulheres brasileiras, sendo também o que mais mata. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Obesidade, sobrepeso, falta de atividade física, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além da exposição frequente à radiações ionizantes (radioterapia ou exames de diagnósticos) e histórico familiar, aumentam as chances de ter este tipo de câncer.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, de forma precoce. O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Câncer de Colo do Útero

Causado pela infecção persistente de alguns tipos de HPV (vírus do papiloma humano), o câncer do colo do útero é, de acordo com o INCA , o terceiro mais frequente na população feminina e ocupa a terceira posição nas causas de mortes de mulheres, por câncer, no país. O início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros são apontados como fatores de risco para desenvolver a doença, além do tabagismo e do uso prolongado de anticoncepcionais.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido  como Papanicolau , e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. As vacinações contra o HPV e a realização do exame preventivo se complementam na prevenção desse tipo de câncer e reduzem o risco de ter a doença.

 

 

 

Por: HojeMais Maringá