CIDADE DESTAQUES DO DIA REGIAO

Prefeituras da Região de Maringá apostam em serviços online e tecnologia

As Prefeituras da Região de Maringá estão intensificando o investimento em tecnologia que garanta maior eficiência da máquina pública e acessibilidade aos serviços públicos. Foi o que destacaram prefeitos e gestores durante evento online promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para troca de experiências tecnológicas entre os municípios.

Prefeitos, gestores e servidores de quase 50 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais da Região de Maringá, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, na manhã desta terça-feira (31). “O importante é que tudo seja voltado para a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A transformação digital se tornou ainda mais necessária em função da pandemia que acelerou muitos processos. Por isso estamos aqui hoje compartilhando conhecimento e informações para que auxiliem no desenvolvimento das cidades”, observou o diretor da RCD, José Marinho.

O encontro contou com a participação da coordenadora-geral de Projetos de Infraestrutura para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que trouxe detalhes dos projetos que visam melhorar a conectividade nos municípios. Segundo Daniela, o edital do 5G irá garantir uma política estruturante de comunicações no país, já que os compromissos de abrangência da proposta preveem que as empresas vencedoras executem a implantação de infovias nos municípios que ainda não contam com redes de fibra óptica. “Além de levar cobertura 5G, tem que também levar cobertura 4G para vilas e localidades que tenham pelo menos 600 habitantes, prover coberturas em diversas estradas do país e a obrigação de construir backhaul de fibra óptica em todos os municípios que não tenham esse tipo de cobertura chegando. Será extremamente importante para se ter internet de qualidade”, avalia a coordenadora do MCom.

Prefeitura digital – Uma gestão participativa que facilite o acesso da população aos serviços públicos é um dos objetivos da Prefeitura de Astorga. A prefeita Suzie Pucillo destaca o lançamento de uma Ouvidoria Digital para o recebimento de demandas. “A partir dessa ouvidoria a população pode estar fazendo seus pedidos e já sendo direcionada aos setores competentes. É uma ferramenta muito importante porque a pessoa não precisa sair mais da sua casa para fazer o seu pedido”, conta a prefeita acrescentando ainda a implantação de um aplicativo para que os contribuintes possam emitir documentos de forma online.

O prefeito de Marialva, Victor Martini, comentou sobre a modernização do Centro de Processamento de Dados e infraestrutura tecnológica que possibilitaram colocar a Prefeitura na era digital. Ele também frisou a efetividade do serviço 156 para melhor gestão dos serviços prestados no município. “Conseguimos mais facilidade na abertura dos chamados, controle da solicitação e também mais transparência. Traz muita agilidade para o munícipe e também uma agilidade para a nossa equipe que consegue se programar”, avaliou o prefeito.

Victor Martini também citou avanços como a central de monitoramento da cidade, sistema de reconhecimento facial nas escolas e a substituição por lâmpadas LED no parque de iluminação da cidade. “No começo da gestão criamos a secretaria de TI que fez toda a diferença. Conseguimos avançar muito e contando com a tecnologia. Esse projeto Marialva + Digital está trazendo muito mais agilidade, quebrando muitas barreiras na relação da nossa população com o serviço público”, finalizou o prefeito.

Maringá Cidade Inteligente – Destaque no país, Maringá caminha para se tornar uma cidade inteligente tendo a inovação como eixo principal na proposta do governo municipal. O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá, Marcos Cordiolli, disse que a grande transformação passa por uma gestão que tenha efetivamente um governo eletrônico.

“O primeiro grande eixo é integrarmos todos os nossos sistemas e todas as ações da Prefeitura serem efetivamente digitais. Estamos evoluindo muito rápido na implantação do SEI que é o Sistema Eletrônico de Informações. Devemos em maio ou junho do ano que vem já não estarmos mais utilizando papel e isso também está trazendo outros benefícios. Estamos provendo à população vários tipos de acessos mais rápidos, assim como os próprios servidores que estão podendo desenhar e aprimorar os seus fluxos internos de trabalho”,explica.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Maringá teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa Eletric, IPM Sistemas, Pare Fácil – Estacionamento Rotativo Digital e Senografia, além do apoio do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Confira o evento na íntegra e saiba como as cidades investem em governos digitais:

https://youtu.be/FHD85xq6Y_U

Com informações de: Rede Cidade Digital