DESTAQUES DO DIA

Nesta quarta, no Éden Beer, ex-produtor de Chitãozinho e Xororó lança livro sobre bastidores de shows da dupla

Finalmente, chegou a hora de se conhecer as histórias de bastidores dos shows da dupla Chitãozinho e Xororó no início da carreira, contadas por alguém que, além de testemunha ocular, foi parte e às vezes protagonista dessas histórias.

 

O produtor artístico José Carlos dos Santos, que foi o produtor dos shows da dupla por oito anos, lança na noite desta quinta-feira, 14, o livro “Um certo Zé e o sucesso de Chitãozinho e Xororó”. O lançamento, com direito a bate-papo e autógrafos, acontece às 20 horas na Éden Beer, na Avenida Laguna, 260.

 

José Carlos dos Santos é um maringaense que desde o início da década de 1980 trabalha na área de produção de shows, trabalhou com as bandas de bailes, na época conhecidas como conjuntos, quando foi convidado para trabalhar com a dupla Chitãozinho e Xororó. Deve ter torcido o nariz para o convite, pois esses nomes para ele eram de passarinhos. Alguém, na tentativa de explicar a ele de quem estava falando, citou que era a dupla que cantava “Fio de Cabelo”. Ele também não conhecia, pois não tinha familiaridade com música sertaneja.

 

Mas, foi ouvir a proposta, porque o convite veio de pessoas que ele conhecia bem e respeitava: Mairiporã, um dos maiores orgnizadores de shows, discos e carreiras, e Onésio Homero, que dirigia um escritório a que estavam ligadas as principais duplas sertanejas da época.

 

No primeiro encontro com Homero e Mairiporã, Zé Carlos conheceu os garotos, cujo único sucesso era “Fio de Cabelo”, e ficou espantado com a determinação, talento e profissionalismo deles.

 

Daí em diante, foram oito anos correndo trecho. Zé Carlos era o cara que ia na frente, geralmente dois ou três dias, para organizar tudo: local, equipamentos de som, iluminação, alvará dos Bombeiros. Ele assistiu centenas de shows de Chitãozinho e Xororó que ele mesmo produziu, quase todos vendo os artistas pelas costas, pois assistia de dentro para fora.

 

E assim, viu os garotos de Astorga, aqueles que têm nomes de passarinhos, se tornarem na dupla que revolucionou a música sertaneja do Brasil, tanto em melodia e harmonia, quanto nas vestimentas. Foi a dupla que primeiro chegou à televisão, a primeira que cantou no Teatro Municipal de São Paulo, a primeira a fazer tournées internacionais.

Ex-produtor de Chitãozinho e Xororó lança livro em Maringá
O livro do certo José Carlos pode ser adquirido também no site da editora Foto: Reprodução

 

Todo mundo conhece a dupla Chitãozinho e Xororó, mas não conhece os passarinhos chitão e xororó. Assim, todo mundo conhece o sucesso da dupla, mas quase ninguém sabe dos perrengues da organização de um show, por menor que ele seja, quase ninguém sabe como foi o começo e como era preparar o terreno para os primeiros shows, os que deram certo e os que fracassaram.

 

Zé Carlos sabe. E conta para quem quiser saber um pouco das histórias dessa época. Tudo está no livro publicado pela Editorial Casa que começa a ser lançado por Maringá nesta quinta-feira. Afinal, foi nesta cidade que o certo Zé Carlos nasceu, cresceu e começou a trabalhar, foi onde Chitãozinho e Xororó iniciaram a carreira e foi também onde aconteceu o primeiro show da dupla que teve José Carlos dos Santos como produtor.

 

Sending
User Review
0/10 (0 votes)