Os Estados Unidos retiraram as tarifas de 40% que incidiam sobre parte das exportações brasileiras, como carne bovina, café, açaí e cacau. A decisão, publicada nesta quinta-feira, 21, pela Casa Branca, vale para cargas que entraram no país a partir de 13 de novembro e prevê reembolso dos valores pagos, conforme os procedimentos da Alfândega e Proteção de Fronteiras.
A medida sucede a ordem executiva da semana passada, de alcance global, que havia reduzido de 50% para 40% as tarifas sobre cerca de 200 itens alimentícios, entre eles café, carne, açaí e manga. Agora, para o Brasil, os produtos listados passam a ter alíquota zero.
No texto da nova ordem, o presidente Donald Trump atribui a mudança ao andamento de negociações com o governo brasileiro, iniciadas após conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 6 de outubro de 2025. O documento menciona o Decreto Executivo 14323 e registra que, diante do progresso inicial, determinadas importações agrícolas do Brasil “não deveriam mais estar sujeitas” à cobrança adicional.
Com informações de G1.















