CIDADE

Ética na advocacia é debatida na abertura da VI Semana Jurídica do UniCV

A abertura da VI Semana Jurídica do UniCV debateu a questão da ética na advocacia, trazendo à tona questões relacionadas ao uso de publicidade e redes sociais por profissionais da área. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, no auditório Euro do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e contou com a presença do reitor José Carlos Barbieri, da coordenadora do curso de Direito, profa. Dra. Priscila Kutne Armelin, professores e cerca de 250 estudantes.

A discussão inicial da programação concentrou-se na “Ética na Advocacia”. Dois profissionais renomados no campo foram convidados a abordar o tema: Marcelo Tavares, especialista em Direito Civil e Processo Civil, que atuou como Conselheiro subseccional da OAB-Maringá por três gestões e atualmente é Conselheiro Estadual da OAB-Paraná na gestão 2022/2024; e Vinícius Secafen Mingati, mestre em Ciência Jurídica e coordenador do Conselho de Ética e Disciplina da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Maringá.

Eles compartilharam informações sobre o projeto “Giro da Ética”, promovido pela OAB-Maringá, cujo propósito é disseminar informações relacionadas a infrações éticas na advocacia para advogados, estudantes e outros interessados.

Semana Jurídica
Vinícius Mingati, coordenador do Conselho de Ética e Disciplina da OAB-Maringá e Marcelo Tavares, Conselheiro Estadual da OAB-Paraná Foto: UniCV

Marcelo Tavares destacou que o Brasil possui atualmente quatro vezes mais advogados do que qualquer outro país do mundo e ressaltou a importância do controle rigoroso na aplicação do código de ética para assegurar uma maior qualidade profissional.

No âmbito ético, também foram abordadas questões relacionadas à publicidade e ao uso das redes sociais na advocacia. Vinícius Mingati explicou por que os advogados não podem utilizar a internet para angariar clientes e respondeu a questionamentos sobre a OAB ser vista como retrógrada no que diz respeito às estratégias de marketing. Ele enfatizou que “tudo o que se refere a técnicas de mercantilização é incompatível com a função do advogado”. No entanto, ressaltou a importância da modernização e disse aprovar o uso das redes sociais para informações de caráter técnico, desde que sejam tomadas precauções para não expor nomes de clientes, divulgar detalhes de casos em andamento ou revelar causas já ganhas.

A VI Semana Jurídica do UniCV continua até quinta-feira, abordando questões importantes, como judicialização da saúde, stalking e violência psicológica, além de oferecer uma palestra virtual sobre “Direito e Cinema”, ministrada pelo Dr. Marcus de Matos, da Inglaterra. Também será discutido o tema “Estado e Agronegócio” com a participação de Vitor Borghi, Procurador-Geral do município de Maringá, além da apresentação de trabalhos científicos e a realização dos Jogos Jurídicos, que encerra a programação.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)