Começa nesta quinta-feira, 28, e prossegue até sábado a 44ª edição da Mostra de Música Cidade Canção, o Femucic, um dos mais tradicionais eventos musicais do Sul do Brasil e que recebe músicos de vários Estados Brasileiros. Uma das novidades é que o evento vai acontecer no auditório da nova unidade do Serviço Social do Comércio, o Sesc, onde o festival nasceu, na época com o nome de FemuSesc.
Cantores, intérpretes, instrumentistas e compositores de todo o Brasil inscreveram para a mostra deste ano, incluindo nomes de Maringá. Os trabalhos foram avaliados em conceito, qualidade e execução das obras, formato, linguagem, relevância artística, singularidade e inovação por uma comissão que selecionou 26 músicas inéditas, de cinco estados brasileiros para apresentação no palco do evento.
Mais de 4 mil músicos
A primeira edição do Femucic ocorreu em 1977, quando o festival ainda tinha caráter competitivo. A primeira música vencedora do FemuSesc foi “O último aboio”, de autoria do radialista Frambell de Carvalho, interpretada pelo grupo Pano de Boca.
Este período se estendeu até 1992, com 24 músicas apresentadas por edição, totalizando 384. Em 1993 iniciou a fase de mostra sem competição. Esta edição contou com 39 músicas apresentadas. O ano de 1994 foi o único em que não houve o evento.
De 1995 a 2014, o festival contou com 50 músicas apresentadas por edição, totalizando 1mil apresentações. Nos últimos três anos, com a redução das noites de apresentação e aumento das ações paralelas, o palco do Calil Haddad recebeu 26 músicas por edição, de 2015 a 2017, totalizando 78 músicas. A somatória reflete as pulsões musicais de Maringá. Hoje a história do Femucic pode contar que recebeu um total de 3.863 músicos em suas 40 edições.
Ginga Ligeira abre a festa
Diretamente de Curitiba, A Banda Mais Bonita da Cidade fecha a programação do evento, no sábado, 30, com show após a mostra musical.
O show Ginga Ligeira abre o festival na noite desta quinta-feira, incluindo duas músicas selecionadas – Alan George da Silva, de Santo Antônio do Pinhal (SP): “Um Chorinho no Kalevala” e “Amendoim Torrado” (Instr.).
Depois, Ronivaldo Marcelino de Souza (Curitiba-PR), com “Toré Missão do Caboclo Índio” e “Toré de Agradecimento pela Saúde”. Seguido de César Orlando Martínez González (Foz do Iguaçu-PR), com “El Muro” e “Amisturavals” (Instrumental); Janine dos Santos Mathias (Curitiba-PR), “Bom Dia” e “Na Consolidação”; e Raffael Silva Lopes (Uberlândia-MG), fechando o primeiro dia, “Décima do Cantador” e “Chá de Ervas”.
Sexta-feira
Na sexta-feira (29), abertura da Orquestra CDM, com participação de Maryanne Francescon, de Medianeira (PR).
Na sequência, Suzi Mariana Bezerra Gomes (Água branca-AL), com “Pagando o Preço” e “Pensando Bem”; Vitória Cortês Caleffi (Maringá-PR), “Hortelã” e “Balada do Tempo”; Melissa Maria de Moraes (Socorro-SP), “Girassóis de Gogh” e “O Sol da Meia noite” (instr.); Rafael Lourenço de Paula Emilio (São Paulo-SP), “Minha Cara” e “Todo Som”; e Anthonny Felipe Ortellado Ramos (Ponta Grossa-PR), “WO” e “Chave Torta” (instrumental).
Sábado
No sábado (30), fechando a mostra, Victória Graciela Souza de Andrade (Fortaleza-CE), com “Iara” e “Seca 17”; NUAH Cantadeira (Maringá-PR), “Grão de Sal” e “Asas”; e Wesley Aparecido Ventura Crispe (Curitiba-PR), “Pedrada Black” e “Vingar com Amor”.
E A Banda Mais Bonita da Cidade fechando os shows.
Programação Paralela
A 44ª edição do Femucic é uma realização do Sesc PR e promoção da RPC. Além das apresentações das composições selecionadas, o Femucic também difunde a boa música em outros espaços da cidade, por meio de programação paralela. Os projetos Femucic nas Escolas e Femucic nas Empresas levam apresentações a escolas da rede pública de ensino e em empresas do comércio de bens, serviços e turismo do município. Outros espaços da cidade receberão apresentações durante a semana do dia 25 ao dia 30 de setembro.