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Consumidores endividados ganham ajuda de núcleo especializado do Procon

Segundo o Mapa da Inadimplência do Serasa do mês de fevereiro de 2022, as principais dívidas do brasileiro são do banco/cartão, utilidades básicas (conta de luz, água e gás) e verejo. O mapa mostra que a população adulta brasileira de inadimplentes é de 40,45%. Desde agosto de 2021, funciona em Maringá o Núcleo de Super endividamento. O projeto, que foi criado pelo Procon, visa auxiliar os consumidores que estão com dificuldade em cumprir seus compromissos financeiros. O Procon reúne, em uma audiência, as empresas credoras e os clientes endividados, para chegarem em um acordo e negociar o pagamento.

Contato

Para contatar o núcleo, o consumidor deve ligar no 151 (atendimento), onde receberá as informações e documentos necessários para prosseguir, por meio dessas informações, o Procon verifica se o consumidor em questão é super endividado ou não e passa as orientações jurídicas. Meios de contato do Procon:

Denúncia: (44) 98402-0433

Atendimento: 151
E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
Aplicativo: Procon na Mão

Criação

O Núcleo do Superendividamento foi criado após a alteração legislativa no CDC Lei 14.181/2. Essa lei mudou o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso, criou mais direitos aos consumidores e impôs aos credores deveres que devem trazer mais segurança jurídica e transparência à negociação de débitos.
O núcleo é permanente e está em fase de ampliação, inclusive para encaminhar o consumidor a fazer cursos de educação financeira e planejamento familiar.
Por: Maringá Post