Coluna do Chico Santos DESTAQUES DO DIA ESPORTES PARANÁ POLICIAL

Atleta punido por reagir a injúria racial recebe gancho maior que agressor no TJD-PR

Foto: Reprodução/FPF TV

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná decidiu na noite de segunda-feira que Diego foi suspenso por 7 jogos e multado em R$ 2 mil por injúria racial contra PV, zagueiro do Nacional-PR, em partida da Taça FPF. PV, que reagiu com um soco e um cuspe, recebeu 10 jogos de suspensão, sendo 4 pelo soco (decisão não unânime) e 6 pelo cuspe (unânime).

Segundo a súmula e os depoimentos, o lance ocorreu após disputa em escanteio. PV teria cuspido em Diego, que em seguida proferiu a ofensa racista. O zagueiro denunciou o ato ao árbitro e desferiu um soco. O árbitro acionou o protocolo antirracismo da Fifa, paralisou o jogo, expulsou PV e Diego foi encaminhado a atendimento médico.

Os auditores Bruno Cavalcante, José Mario Pirolo Neto e Carlos Roberto da Silva votaram por 7 jogos e multa a Diego e por 4 jogos (soco) + 6 jogos (cuspe) a PV. José Leandro Scandelari acompanhou as penas do cuspe, mas absolveu PV pelo soco. Diego foi enquadrado no artigo 243-G do CBJD. PV respondeu pelos artigos 254-A (agressão) e 254-B (cuspir). O Batel foi absolvido por unanimidade da acusação de omissão.

Em defesa, Diego alegou ter usado a palavra “malaco” e não “macaco”. A reportagem busca ouvir seus representantes. Na esfera esportiva, o Nacional-PR anunciou recurso contra a decisão. Na esfera criminal, a Polícia Civil do Paraná instaurou inquérito e ouviu os atletas; a defesa de PV aguarda manifestação do Ministério Público do Paraná e prepara ação cível.

Com informações de GE.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)