DESTAQUES DO DIA

Alunos e professores da UEM se despedem neste domingo do professor doutor Adriano Rodrigues Ruiz

Começou na manhã deste domingo, na Capela Prever da Zona 2, o velório do professor Adriano Rodrigues Ruiz, aposentado do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá. O professor doutor Ruiz morreu neste sábado, aos 77 anos.

Professores e ex-alunos da UEM lembram que foi ele quem implantou o Programa de Educação Tutorial no curso de Pedagogia da UEM, o PET Educação, e quem coordenou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da UEM.

Além da UEM, Adriano Rodrigues Ruiz formou muitos profissionais de Educação, mestres e doutores em outras instituições de ensino superior onde atuou.

Ele tinha graduação em Matemática pela Universidade de Sorocaba (1972), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1990) e atuou principalmente nos temas internet, mediação pedagógica, ética, educação matemática, epistemologia genética e conhecimento.

“Ser humano amoroso, respeitoso e esperançoso pela educação”, escreveu em suas redes sociais a doutora Jani Moreira, que foi orientada por Adriano Ruiz em Iniciação Científica. “Cientista brilhante, que me fez apaixonar pela ciência”.

Segundo Moreira, Adriano Ruiz valorizava a forma como cada pessoa pensa e constrói seu conhecimento no mundo. “Era um curioso cientista matemático que desvendava as heurísticas flexíveis, o processo do aprender, no tempo de cada um”.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)