Um vídeo de câmera de monitoramento revelou que o motorista do ônibus de turismo que se envolveu em um grave acidente na tarde de sexta-feira (3), em Porto Alegre (RS), não estava dentro do veículo quando ele começou a se mover e descer desgovernado pela Rua Espírito Santo, no bairro Menino Deus. A confirmação foi feita pelo tenente-coronel Hermes Völker, da Brigada Militar.
De acordo com o relato do motorista, o freio do ônibus teria falhado durante a descida. “O ônibus enrosca nos cabos de energia da rua, o motorista percebe, aciona o freio de mão e desce do ônibus. Nesse momento, o veículo começa a andar sozinho”, explicou o tenente Völker.
O ônibus transportava 55 adolescentes e duas acompanhantes em uma excursão escolar que saiu de Vacaria em direção ao Palácio Piratini, sede do governo do estado.
Momentos de pânico e resgate heroico
Câmeras de segurança registraram o momento em que o ônibus desce a rua, atinge dez carros estacionados e para em frente a um prédio, onde as primeiras chamas começam a se espalhar. Passageiros aparecem saltando pelas janelas para escapar das chamas — alguns precisaram pular sobre carros estacionados para fugir.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos graves, mas 12 pessoas precisaram de atendimento médico, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os estudantes retornaram a Vacaria na madrugada deste sábado (4).
Entre os passageiros, dois estudantes ajudaram a salvar colegas e professores. Túlio Pelin Gonçalves, de 17 anos, bombeiro mirim, e Ariel da Silva Carvalho, de 18, usaram extintores para conter as chamas e auxiliaram na evacuação.
Investigações e consequências
A Polícia Civil investiga o caso e analisa as imagens de monitoramento para esclarecer o que provocou o deslocamento do ônibus. Técnicos também avaliam possíveis falhas mecânicas.
Durante a madrugada, equipes da prefeitura realizaram a limpeza da via e a remoção dos veículos atingidos. Moradores do prédio atingido não puderam permanecer no local durante a noite, mas foram autorizados a retornar neste sábado, após vistoria técnica.
Um dos moradores relatou furtos de eletrônicos durante a madrugada, antes da chegada de novas equipes de segurança. A Polícia Civil também apura essa ocorrência.
Nota da empresa de turismo
A empresa Vitor Mattes F. Viagens e Turismo LTDA, responsável pelo ônibus, lamentou o acidente e disse que “nenhuma pessoa sofreu ferimentos graves”. Em nota, declarou ter acionado equipes jurídicas e de gestão para acompanhar as autoridades e prestar apoio aos passageiros.
A empresa informou que disponibilizou suporte psicológico aos estudantes e familiares e providenciou o retorno seguro dos alunos a Vacaria.
A Mattes Viagens e Turismo ressaltou ainda que é uma empresa “reconhecida pela seriedade e manutenção rigorosa dos veículos” e que está colaborando integralmente com as investigações.
As causas do acidente seguem sob apuração pela Polícia Civil e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Com informações de G1.