DESTAQUES DO DIA REGIAO

Operação ‘Petróleo Real’ fiscaliza possíveis irregularidades em postos de combustíveis em Sarandi

O PROCON Sarandi, com apoio da Polícia Civil, deflagrou nos dias 07 e 08 a etapa local da Operação ‘Petróleo Real’, ação esta que aconteceu simultaneamente por todo o país. Durante o trabalho de fiscalização nos postos foram verificadas a qualidade do combustível, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor e outras possíveis infrações administrativas e criminais.

Todos os 11 postos de Sarandi foram fiscalizados, sendo que ao menos 39 bombas foram vistoriadas e cerca de 73 bicos. Foram realizados os testes de pureza e limpidez da gasolina comum, aditivada e etanol, teste de vazão da bomba para verificar a compatibilidade no número de litros apontado pela bomba e o que entra nos veículos, o teste para verificar o teor de Etanol Anidro na Gasolina C que é de 26% a 28% e o teste de teor alcoólico no Etanol que é entre 92,5% e 95,4% usando o termodensímetro.
No teste de pureza e limpidez da gasolina comum/aditivada e etanol usando a proveta 100ml ou de 1 litro para Gasolina, em todos os postos de combustíveis as amostras de Gasolina e Etanol estavam em conformidade com as especificações da Agência Nacional do Petróleo. No teste de vazão da bomba para verificar a compatibilidade no número de litros apontado pela bomba e o que entra nos veículos, usando o aferidor de 20 litros, 2 dois postos apresentaram irregularidade, entretanto em ambos os casos foi realizado ajuste nas bombas e regularizado durante o ato fiscalizatório, sendo lavrada autuação de constatação administrativa.
Com relação ao teste de proveta e de termodensímetro, em todos os postos de combustíveis as amostras de Gasolina e Etanol estavam em conformidade com as especificações da Agência Nacional do Petróleo.
O Coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, responsável local pela operação, considerou que a ação foi satisfatória: “Estivemos em todos os postos do município e nenhuma situação de adulteração ou fraude foi constatada. Nos locais onde encontramos problemas técnicos, todos foram prontamente resolvidos. O PROCON Sarandi trabalha para que todos os estabelecimentos atendam em conformidade com as leis municipais, estaduais e federais de modo que o consumidor tenha um combustível livre de adulterações”.
Além desses casos, algumas situações de irregularidade foram constatadas envolvendo a afixação de placas informativas. Os estabelecimentos estarão sendo visitados novamente para constatar se houve regularização.