DESTAQUES DO DIA

19 de março é comemorado o Dia do Artesão; no Paraná são 1.299 registros

A data de 19 de março marca a comemoração de Dia do Artesão, escolhido por ser dia de São José, santo reconhecido como padroeiro dos artesãos (para os Católicos). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, o setor movimenta R$ 50 bilhões por ano na economia do país.

De acordo com o IBGE, o Brasil conta com mais de 8,5 milhões de artesãos, sendo 87% do total, mulheres. O Paraná possui hoje 1.299 carteiras válidas, sendo 124 para os povos ou comunidades tradicionais.

Artesanato é cultura e tradição

O artesão modifica a matéria-prima com técnicas como tecelagem, cerâmica, bordado, pintura, crochê e tricô, que são replicadas, misturadas e reinventadas. Além da beleza e da originalidade das peças, o artesanato gera trabalho e renda às pessoas, além de melhorar a auto-estima e a saúde.

Semipi

A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), confecciona e emite gratuitamente a Carteira Nacional do Artesão. Entre os benefícios estão validade em todo o território nacional por seis anos, a identificação profissional do artesão, a permissão para participar de feiras regionais e nacionais (mediante chamamento público), emissão de notas dos produtos, isenção fiscal do ICMS na comercialização das peças dentro e fora do estado e auxílio no trânsito das peças, principalmente nas rodovias estaduais e federais.

Para realizar o cadastro é necessário acessar a página do Artesanato no site da Semipi. Após realizar o pré-cadastro, o artesão pode entrar em contato por mensagem no telefone (41) 98778-4408 ou por telefone no (41) 4009-3629. Além dos cadastrados, no banco de dados 61 processos estão pendente de finalizar o cadastro e 353 estão com status de pré-aprovado. Outras 1.356 carteiras foram suspensas/canceladas por falta de informações.

Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, as mulheres demonstram a importância e a força do artesanato paranaense. “Muitas vezes são mulheres que dedicaram uma vida ao artesanato, tiraram seu sustento por anos e conseguiram dar uma vida melhor para seus filhos. Por isso, é necessário que outros artesãos façam o recadastramento realizado pela Coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro”.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)