O vereador Thiago Bitencourt Ianhes Barbosa (PL), conhecido por sua retórica em defesa da família tradicional, dos valores cristãos e do conservadorismo, foi preso em flagrante neste sábado (31/5) em Canarana (MT). O parlamentar, que também atua como médico, é investigado por estupro de vulnerável, posse de material pedófilo e exploração sexual infantil.
Segundo o delegado Flávio Leonardo Santana, as investigações revelaram que Barbosa mantinha uma adolescente em situação análoga à escravidão sexual e abusava dela desde os 12 anos. Além disso, há indícios de que ele violentou uma criança de apenas 2 anos e armazenava vídeos e imagens de exploração infantil.
A prisão ocorreu durante buscas em sua residência e consultório, onde a polícia encontrou provas dos crimes. “Parte do material foi produzido, armazenado e divulgado pelo próprio suspeito”, afirmou o delegado.
Uso da profissão para crimes
Barbosa, que se apresentava publicamente como defensor da moral e dos bons costumes, aproveitava-se de sua profissão de médico para se aproximar de vítimas vulneráveis. As investigações apontam que ele manipulava as adolescentes, mantendo-as sob controle psicológico e sexual.
Outras vítimas
Além da adolescente escravizada, uma jovem de 15 anos relatou ter sido abusada desde os 12. A polícia também investiga a possibilidade de mais vítimas, já que o acusado tinha acesso a pacientes e famílias em situação de fragilidade. O vereador, que agora responde por crimes sexuais gravíssimos, aguarda julgamento sob custódia.