ÚLTIMA HORA

Três cães vítimas de maus-tratos são resgatados na zona rural de Maria Helena

Três cães foram resgatados na última quarta-feira (13) e encaminhados para a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). Os cachorros vítimas de maus-tratos foram retirados dos tutores que residem na zona rural de Maria Helena após denúncia.A equipe da Polícia Militar Ambiental de Umuarama esteve na propriedade, fez o resgate dos animais e os encaminhou para a Saau, onde estão recebendo cuidados veterinários.

O Tenente Schnaider da Polícia Ambiental informou que a equipe recebeu a denúncia e foi verificar. No local os policiais encontraram os animais em péssimas condições e os resgataram. O morador foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Umuarama, que abriu um inquérito para investigar o caso. O tutor recebeu os autos de infrações ambientais cabíveis. O Tenente disse não poder repassar outros detalhes no momento.

A presidente da Saau, Ana Polaquini, conversou com Obemdito na noite desta quinta-feira (14). Ela explicou que os três cachorros são machos, jovens adultos e em situação de desnutrição. Um deles está com erliquiose (doença do carrapato) em grau avançado e pode ser que não resista.

Ana ressaltou que os animais têm muito medo de pessoas. “Quando alguém chega perto, eles vão para um canto, se encolhem e se urinam”, informou, dizendo que este tipo de comportamento é relacionado com animais que apanham muito.

AJUDA

Quem quiser ajudar no tratamento dos cães resgatados e os demais animais que estão no canil da Saau pode enviar um pix através da chave: saau.umuarama@gmail.com.

O contato da presidente Ana é o (44) 99945-8902. Também é possível ajudar a Saau entregando doações de ração, medicamentos, jornais e cobertores diretamente na sede da ONG, localizada na rodovia PR-482, na saída para Maria Helena – ao lado do aterro sanitário municipal.

Há casas agropecuárias onde o doador compra a ração e a empresa faz a entrega diretamente na Saau. Além disso são aceitas doações em depósito em conta bancária (Agência 0570 Conta 976-2 Operação 03).