DESTAQUES DO DIA

Traumas na face causados por acidentes de trânsito são tema de ação do CREFONO3 e FETRANSPAR, em Maringá

Acidentes de trânsito são, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nona maior causa de mortes em todo o planeta. Segundo a entidade, cerca de 1,3 milhões morrem anualmente no planeta em consequência de desastres rodoviários. Mas mesmo aqueles que sobrevivem aos acidentes ainda podem ter que lidar com outro grave problema: o trauma da face.

Essa é uma lesão que, a depender da gravidade, pode atingir pele, músculos, nervos e ossos, afetando a sensibilidade e até mesmo causando problemas ainda mais graves no rosto das vítimas. A recuperação desse tipo de trauma é lenta e requer a atuação de uma equipe multidisciplinar, com destaque ao Fonoaudiólogo, que promove um tratamento de reabilitação das habilidades de comunicação, alimentação e respiração em meio às dificuldades de cicatrização e às dores do paciente.

Os traumas da face são responsáveis por problemas que requerem intervenção rápida e constante da equipe médica. Vias e formas mais seguras de alimentação, terapias para recuperação da capacidade de fala e audição estão entre as responsabilidades do Fonoaudiólogo.

E é com o intuito de promover a conscientização de motoristas, transportadores e trabalhadores que o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (CREFONO3) e a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR) irão realizar, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Maringá (PR), a Ação “Transporte Consciente Motorista Saudável”, oportunidade em que serão realizados atendimentos e orientações dos profissionais de saúde aos participantes.

SERVIÇO

  • Ação Transporte Consciente Motorista Saudável
  • Data: 30/06/2022 e 1º/07/2022
  • Realização: CREFONO3 e FETRANSPAR
  • Local do evento: Pool de Combustíveis (Contorno Sul – Prefeito Sincler Sambatti, nº 11.007 – Jd Bertioga) em Maringá/PR