O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (28) os editais dos lotes 4 e 5 do novo programa de concessões rodoviárias do Paraná — que inclui importantes trechos das rodovias que cruzam Maringá e cidades do Noroeste do Estado. A medida marca a reta final do processo de concessão de mais de 3,3 mil quilômetros de estradas, com previsão de investimentos superiores a R$ 60 bilhões ao longo de 30 anos.
Com a aprovação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) irá ajustar os pontos determinados pelo TCU, e os editais devem ser publicados nas próximas semanas. A expectativa é que o leilão dos dois últimos lotes aconteça em setembro de 2025, na Bolsa de Valores (B3).
Trechos da região de Maringá serão concedidos à iniciativa privada
O Lote 4, com 627,5 quilômetros, contempla diretamente a região de Maringá. Nele estão incluídas rodovias como a PR-317, a PR-323 (um dos principais eixos da região) e a PR-444. Esses trechos estratégicos movimentam diariamente o tráfego urbano, o transporte de cargas e a conexão entre o interior do Estado e a divisa com São Paulo.
Ao todo, são R$ 18,2 bilhões em investimentos estimados para esse lote — dos quais R$ 10,9 bilhões serão destinados exclusivamente a obras. Estão previstas duplicações, construção de viadutos, vias marginais, faixas adicionais, contornos urbanos, ciclovias e passarelas, promovendo mais segurança e fluidez ao tráfego.
Já o Lote 5 inclui parte da PR-317 em outra extremidade, além das BRs-158, 163, 369 e 467. Embora com menor influência direta sobre Maringá, esse lote reforça a integração regional com o Oeste e a divisa com o Mato Grosso do Sul. Serão R$ 11,6 bilhões em investimentos, com 238 km de duplicações.
Menor tarifa, mais infraestrutura
Diferente do modelo anterior de concessões, muito criticado pelos altos valores e ausência de contrapartidas, o novo programa prevê tarifas menores, com concorrência baseada na menor tarifa por quilômetro, e sem pagamento de outorga aos governos. Ou seja, a empresa vencedora deverá oferecer o menor valor possível de pedágio, desde que cumpra um plano robusto de obras.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Paraná conclui o maior programa de concessões de rodovias da América Latina. “Vamos manter o cronograma, com o leilão previsto para setembro. São dois lotes que atravessam regiões estratégicas, como Maringá, e vão impactar positivamente a logística e a segurança viária”, afirmou.
Expectativa para usuários e setor produtivo de Maringá
Para Maringá e seu entorno, os investimentos em infraestrutura prometem reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança nas estradas e favorecer o escoamento da produção agroindustrial, uma das principais atividades econômicas da região. A duplicação da PR-323, por exemplo, é uma antiga demanda da sociedade civil e do setor produtivo local.
Com a confirmação dos leilões, a previsão é de que os contratos entrem em vigor no início de 2026. O prazo de concessão será de 30 anos.
Com informações de AEN.