Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi agredida na madrugada de domingo (12) enquanto prestava socorro a um paciente em uma casa noturna no bairro Industrial, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná.
De acordo com o Samu, os socorristas haviam sido acionados por volta das 2h15 para atender um homem em crise convulsiva dentro do estabelecimento. No entanto, ao chegarem ao local, duas mulheres começaram a brigar e invadiram a ambulância.
Durante a confusão, uma das agressoras atingiu a outra com uma barra de ferro, ferindo também uma técnica de enfermagem na perna. O condutor da ambulância e populares conseguiram conter a situação e retirar as mulheres do veículo. Por segurança, a equipe deixou o local e retornou à base, enquanto outra ambulância foi enviada para concluir o atendimento ao paciente.
“Quando a equipe chegou e constatou a briga, foi solicitado apoio da PM e a equipe saiu do local por segurança. […] Quem acaba sendo prejudicado é o paciente, porque tira a atenção dos socorristas”, informou o Samu em nota.
O Samu explicou que, em ocorrências com risco à integridade física, a orientação é interromper o atendimento até que a segurança seja restabelecida.
A Polícia Militar foi chamada, mas as agressoras já haviam fugido quando os agentes chegaram. A Polícia Civil investiga o caso e tenta identificar as mulheres, que poderão responder por lesão corporal.
Segundo o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Ciruspar), somente neste ano 67 casos de ameaças ou agressões contra socorristas já foram registrados na região.
Com informações de G1.