CIDADE

Sindicato denuncia problemas nas condições de trabalho de servidores do Samu

O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) identificou várias irregularidades nas condições de trabalho dos funcionários do Samu e está cobrando melhorias imediatadas. Os problemas foram identificados a partir de informações de ingrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e constatadas in loco pela direção do Sismmar.

Diferentemente de boa parte das áreas do funcionalismo público, o Samu é gerido por meio de um convênio organizado pela Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Associaçãop dos Municípios do Setentrião Paranaense (ProAmusep), modelo que foi adotado com o objetivo de ampliar a eficácia dos atendimentos para a população de toda a região polarizada por Maringá, com 30 municípios.

Um dos problemas constatados diz respeito às escalas de trabalho e mudanças de locais foram analisadas em busca de mudanças positivas para os trabalhadores. A partir das informações recolhidas entre os presentes no encontro e de outros servidores, o Sismmar entrou em contato com o responsável pelas escalas, representando a Proamusep, para mais uma vez pontuar os problemas da atual organização.

As demandas foram apresentadas formalmente e debatidas de maneira inicial em reunião com a equipe da Saúde municipal e com representante da Proamusep.

sismmar constata problemas nas condições de trabalho de servidores do Samu
Os servidores relatavam vários problemas que os atingem

A direção do sindicato também protocolou ofício com pedidos por respostas e resoluções urgentes destas questões, dentro do prazo de 10 dias. Novas reuniões vão acontecer para que diretores do Sismmar aprofundem as análises sobre os problemas e realizem explicações de cunho jurídico para que se possa conseguir melhorar as condições de trabalho para os servidores do Samu.

 

Alguns dos problemas encontrados

  • Mudanças repentinas nas escalas
  • Saúde mental: vários relatos de crises de ansiedade, síndrome do pânico, etc
  • Saúde física: identificação de casos de infarto, AVC e perda significativa da capacidade auditiva
  • Registros de assédio moral
  • Problemas para a realização da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT)
  • Ausência de materiais básicos de limpeza e problemas nos banheiros
  • Base Norte sem operacionais (servidores de outras áreas realizando a limpeza do local de trabalho)
  • EPIs de baixa qualidade fornecida pelo Proamusep (danos são arcados pelos próprios servidores)
  • Estacionamento mal planejado e com espaço limitado para as manobras
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