Paralisação é para protestar e chamar a atenção do governo do Estado para o pagamento das perdas da reposição salarial que chegam a 36% desde 2016, segundo a APP-Sindicato
Professores e demais servidores da Rede Estadual de Ensino, farão um dia de paralisação nesta terça-feira (21) em todo o Paraná.
A informação foi confirmada pela APP-Sindicato, que representa a categoria de servidores do Estado.
Conforme o comunicado do sindicato, além de pagar a Data-Base, o governo tem recursos de sobra para destravar e valorizar as carreiras dos educadores. “Dinheiro tem. Falta priorizar a educação. Na próxima terça (21), nós vamos cobrar a fatura.
Paralise, contate o seu Núcleo Sindical e venha a Curitiba! #21JunhoEuVou #DataBaseJá!”, diz a nota com o apelo à categoria.
A App-Sindicato também enviou mensagem à comunidade escolar sobre o protesto desta terça.
Prezados(as) estudantes, mães, pais e responsáveis.
Nós, professores(as) e funcionários(as) de escola da rede estadual do Paraná, pedimos a sua atenção: no dia 21 de junho (terça-feira) realizaremos um dia de paralisação em todo o estado.
Sabemos das dificuldades de uma greve – ainda que de um dia – para a organização familiar, mas esperamos contar com a compreensão e apoio de cada mãe, pai e aluno(a). O governador Ratinho Junior não nos deixa alternativas.
Estamos há seis anos sem reposição da inflação, perdendo poder de compra, direitos da carreira e sob intensa pressão e assédio nas escolas. Tudo ficou mais caro e a educação ficou para trás. Trabalhamos e educamos com amor, mas amor não paga as contas.
Desde 2016, perdemos mais de 36% dos nossos salários para a inflação. O governo do Paraná tem recursos para honrar com a Lei da Data-Base e recompor estas perdas, mas escolhe desvalorizar os(as) educadores(as) da ativa, massacrar aposentados(as) e sucatear os serviços públicos.
Enquanto nós, e vocês, pagamos impostos em dia, grandes empresas lucram com isenções bilionárias
A qualidade do ensino ofertado a nossos(as) estudantes também está em risco. Faltam concursos públicos para garantir o pessoal necessário ao bom funcionamento das escolas. Faltam recursos físicos e equipamentos para cumprir as metas impostas pelo próprio Estado. Falta apoio a educadores(as) e estudantes. Falta respeito.
Essa não é a escola pública que tanto lutamos para construir. Por isso estaremos, mais uma vez, nas ruas no dia 21 de junho. Lutaremos pelos nossos e pelos seus direitos. Pelo futuro da sua e das nossas famílias.
Temos compromisso e responsabilidade com a educação. Jamais deixamos de cumprir nossas obrigações, mas o governador descumpre a lei e ameaça o presente e o futuro do Paraná.
Somente unidos(as) e fortes poderemos garantir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos(as). Você sempre pode contar conosco. Precisamos contar com você.
Em Curitiba, a manifestação será na Praça 19 de dezembro com marcha até o Centro Cívico.