DESTAQUES DO DIA

Secretaria de Saúde de Maringá comprou seis mil testes entre PCR e antígeno

Secretaria de Saúde de Maringá comprou seis mil testes entre PCR e antígeno

Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Testagem

Secretaria de Saúde de Maringá comprou seis mil testes entre PCR e antígeno

Cidade por Luciana Peña em 24/03/2021 – 11:52

Os testes começaram a ser realizados num laboratório particular da cidade nessa terça-feira (23). A Secretaria diz que vai comprar mais testes assim que for necessário.

Os pacientes com sintomas respiratórios atendidos no Hospital Municipal de Maringá ou nas UPAs Zona Sul e Zona Norte, que também estão com atendimento exclusivo para Covid-19, têm agora mais testes disponíveis para confirmar a infecção pelo coronavírus.

Além dos testes realizados pelo Laboratório Central do Estado, a Secretaria de Saúde comprou três mil testes PCR e outros três mil antígenos de um laboratório particular da cidade.

Enquanto o resultado dos testes enviados ao Lacen demora até dez dias, o PCR em laboratório privado tem resultado em 24 horas; e o antígeno, fica pronto em apenas 40 minutos. Mas é o médico que vai avaliar se o teste será realizado ou não no paciente atendido.

O secretário de Saúde Marcelo Puzzi diz que estes testes representam apenas a primeira compra e que mais exames podem ser adquiridos de acordo com a demanda. [ouça o áudio acima]

O paciente com sintomas leves e resultado positivo, vai para casa e entra em isolamento. E a partir daí recebe orientações do Grupo de Acompanhamento da Secretaria de Saúde, que é uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, psicólogos e outros. Se ele piorar, deve retornar imediatamente à unidade de saúde. A cada dois ou três dias, a equipe entra em contato. Com o aumento de testes, o número de casos confirmados tende a aumentar também.