DESTAQUES DO DIA

Se dizendo escanteados, artesãos querem posição melhor para feirinha durante a Maringa Encantada

Mais de 100 artesãos de Maringá assinaram um documento à Secretaria de Aceleração e Turismo solicitando mudanças no design que definiu a posição das tendas e barracas durante a Maringá Encantada 2023, evento que começa na próxima quarta-feira, 15, na Praça da Catedral. Eles estão revoltados com o fato de suas barracas, pelo design original, ficarem fora da área de circulação das pessoas, fazendo frente para um estacionamento de carros e ainda sobre a grama, o que será um problema se ocorrerem chuvas.

Além do documento, os artesãos pediram apoio dos vereadores e querem uma reunião o secretário de Aceleração e Turismo, Edson Scabora, e com o prefeito Ulisses Maia (PSD) para buscarem uma solução. Enquanto isto, a empresa contratada pela prefeitura já instalou as barracas da feira de artesanato beirando a calçada da avenida que contorna a Praça da Catedral.

O artesão João Carlos Gonçalves diz que trabalha com artesanato há mais de 40 anos, participou de dezenas de feiras e exposições, mas nunca viu a categoria ser tão desprestigiada quanto neste momento. “Nós vivemos desses eventos para comercializar e apresentar nossos produtos, nossa feira é parte da festa, também contribui com a Maringá Encantada, mas estão nos escanteando como se não tivéssemos importância nenhuma”, reclama.

A presidente da Associação de Artesãos Santo Antonio, Mariê Sakamoto, disse que com as barracas na grama, se chover, além dos artesãos trabalharem com os pés nas poças que se formarão, “as pessoas não vão enfrentas as poças d’água e a grama encharcada para chegar até as barracas”.

Em anos anteriores, a Maringá Encantada era estruturada na Praça Renato Celidônia, em frente à Catedral e ao lado da prefeitura, porém, com a preparação para as obras de implantação do Eixo Monumental, entre a Catedral e a Vila Olímpica, a estrutura da praça está sendo desativada, não tendo foi receber parte do evento natalino.
Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria de Aceleração e Turismo deverá receber os artesãos revoltados, mas já adiantou que com o espaço exíguo para a festa deste ano será difícil fazer qualquer remanejamento.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)