Familiares e amigos de dois jovens mortos em confronto com a Polícia Militar na noite de sábado (15), em Londrina, realizaram protestos em várias regiões da cidade. Na tarde desta segunda-feira (17), manifestantes fecharam ruas e avenidas, seguraram cartazes e queimaram pneus em pelo menos cinco pontos do município.
Os suspeitos foram identificados como um menor de 16 anos e um homem de 21 anos, que possuía antecedentes criminais. Segundo a PM, no carro em que eles estavam foram encontradas duas pistolas. A polícia afirmou que os jovens eram suspeitos de praticar furtos a residências e que o confronto aconteceu após uma tentativa de abordagem, quando os dois teriam reagido. Já os familiares alegam que os mortos eram trabalhadores e que a ação policial foi desproporcional.
No sábado à noite, após a confirmação das mortes, manifestantes incendiaram pneus e bloquearam a BR-369, na altura do Jardim Nossa Senhora da Paz. Durante os atos, um ônibus foi depredado, vandalizado e furtado.
Os protestos continuaram na segunda-feira e levaram a atos de violência contra a imprensa. Uma equipe da RICtv foi atacada: o cinegrafista foi atingido por pedradas e a repórter ficou ferida por estilhaços de vidro. Com a escalada da situação, o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, foi enviado a Londrina junto com reforços das equipes da RONE, Choque e ROTAM para conter os distúrbios e garantir o funcionamento de serviços públicos, como transporte e limpeza urbana.
“O objetivo é pacificar a área e garantir que a população tenha segurança para retomar suas atividades normais”, afirmou o secretário.
Hudson também informou que a Polícia Científica e a Corregedoria da PM em Maringá estão investigando a abordagem policial que resultou no confronto, enquanto a Polícia Judiciária trabalha na identificação dos responsáveis pelos atos criminosos durante as manifestações.
O secretário destacou que há indícios de que grupos criminosos estariam se aproveitando da situação para cometer novos delitos. “Temos várias imagens de pessoas armadas, agredindo e roubando. Estamos atuando para restabelecer a ordem na cidade”, declarou.
A segurança na região seguirá reforçada até que a normalidade seja restabelecida.