Com um plano de ação personalizado, dez startups paranaenses foram selecionadas para seguirem no Top 10, programa promovido pelo Sebrae/PR e com o objetivo de auxiliar na escalabilidade das empresas inovadoras, mapeadas pela instituição devido ao potencial de crescimento. Com início em julho de 2023, na média, as participantes tiveram 16,94% de aumento de faturamento, o número de clientes ativos subiu 6,16% e o número de colaboradores cresceu 16,30%.
Na primeira etapa, em 2023, foram selecionadas 66 startups em todo o estado, com potencial de inovação e escalabilidade. Elas participaram de mentorias coletivas durante um semestre e na segunda fase, dentre essas, foram selecionadas as dez startups mais promissoras no programa. As dez startups selecionadas simbolizam a inovação e o potencial de crescimento no cenário empresarial inovador no Paraná.
As selecionadas foram: AeonVR, Agende, Almox Tech, Blueez, CustomerX, Faturágil, RH Gestor, Sismetro, Visitown e Zirconium.
Conforme o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, o Programa permite identificar e apoiar as startups mais promissoras do mercado e promover ações de aceleração e crescimento, através de estratégias com atendimentos individual e personalizado, buscando acelerar o processo de crescimento da empresa.
“Após a seleção, elas recebem mentorias individuais e apoio personalizado para escalar ainda mais suas operações. O Sebrae procura, com isso, prepará-las não apenas para o sucesso imediato, mas para uma trajetória sustentável e impactante no ecossistema empresarial”, diz Rafael Tortato.
Seleção
Para determinar as Top 10 Paraná foram considerados critérios que incluíram o desempenho financeiro das empresas (crescimento do faturamento bruto nos últimos 12 meses) e atratividade no mercado (avaliada por fatores como receita mensal recorrente, número de clientes ativos, taxa de queima de caixa). Também foram critérios decisivos na seleção, o potencial do modelo de negócio, o mercado alvo, a experiência do empreendedor e o encaixe do produto no mercado, além da assiduidade e a participação ativa na primeira fase do Programa.
Tortato complementa que a iniciativa vai além de simplesmente identificar as startups; ela sinaliza para investidores e para o mercado quais empresas merecem atenção especial.
“Isso cria uma ponte importante entre os empreendedores e os principais atores do ecossistema, promovendo uma rede de apoio e de colaboração essencial para o crescimento contínuo”, sublinha.
Primeira fase
Em 2023, as selecionadas tiveram um plano de ação personalizado, com diagnóstico, ações de acesso ao mercado e conexões dentro e fora do Paraná. As empresas também tiveram benefícios exclusivos como conexão com clientes estratégicos e com a rede de investidores parceiros do Sebrae, mentorias estratégicas, consultorias personalizadas, assessoria de imprensa, acesso a programas exclusivos e participação em missões técnicas.
Noroeste
Em Maringá, a RHGestor oferece solução que reúne todos os processos de recursos humanos necessários para recrutamento e seleção, treinamento desenvolvimento, avaliações de desempenho, engajamento e retenção em uma mesma plataforma, integrada com a folha de pagamento, o que permite ao setor de recursos humanos focar nas pessoas.
Embora seu produto tenha mais de dez anos de mercado, a empresa é jovem, completando quatro anos em 2023, ano em que a empresa ultrapassou a marca de 300 clientes. O faturamento cresce 115% ao ano. Só nos últimos 12 meses, o negócio faturou R$ 7,5 milhões.
Dos sócios Cesar Carvalho, fundador, e Wilson Teixeira, cofundador, a startup quer mais que dobrar em 2024, conquistando novos clientes no Brasil e expandindo a oferta de soluções para os atuais, principalmente em relação à aplicação de inteligência artificial.
“Triplicamos [de tamanho] nos dois primeiros anos e dobramos a cada ano, desde então. Iremos consolidar programas de parceiros, para atender melhor casos que precisam gerar valor e aumentar a automatização de entregas. Queremos figurar entre as cinco maiores soluções tecnológicas para gestão de pessoas do Brasil”, diz Teixeira.