A Prefeitura de Maringá, por meio Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Civil, e a Polícia Militar, realizaram na tarde da última sexta-feira, 5, uma blitz de trânsito com foco em motocicletas. A ação aconteceu na Avenida Tuiuti com a abordagem dos veículos e verificação de documentos.
Ao todo, dez motocicletas foram verificadas, 13 autos de infração foram registrados e sete veículos foram apreendidos. Os veículos foram encaminhados para a 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
A equipe flagrou um condutor sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quatro motos sem equipamentos obrigatórios, três motos com escapamento com descarga livre e outras cinco com licenciamento em atraso. Os proprietários precisam cumprir as formalidades e regularizar a situação para retirar as motocicletas.
A ação visa verificar as condições das motocicletas que estão circulando nas vias de Maringá, principalmente em relação à adulteração e irregularidades. “São várias operações com foco em motocicletas para verificar problemas como escapamento adulterado para fazer mais barulho, motos compradas em leilão e rodando irregularmente, veículos reincidentes em infrações de trânsito, entre outros”, reforça o diretor de Operações de Trânsito da Semob, Gilson Machado Dias.
Somente neste ano foram registradas na Ouvidoria Municipal 51 reclamações da comunidade em relação ao barulho de motocicletas, em diferentes regiões da cidade. A Semob também promove ações de prevenção a acidentes em palestras e visitas em estabelecimentos e escolas, além de fazer abordagens educativas em ciclovias e em cruzamentos da cidade.