DESTAQUES DO DIA

Prefeitura de Maringá envia projeto de reforma administrativa à Câmara em janeiro

Uma das mudanças que o organograma da cidade deve ter é a saída da comunicação da Siacom, para se tornar uma secretaria independente

A Prefeitura de Maringá deve encaminhar em janeiro uma proposta de reforma administrativa. Algumas secretarias devem ter o nome trocado e ao menos duas novas pastas devem ser abertas na nova configuração do município. A gestão ainda não fechou o novo organograma da cidade mas, segundo o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), a ideia é que a Comunicação saia do status de diretoria da Siacom (Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação) e passe a ter gerência própria.

“Nós faremos a reforma administrativa. É sempre normal que isso ocorra. Mandaremos para a Câmara em janeiro. Não fechamos ainda as secretarias. Mas com certeza a de comunicação teremos sim”, disse Maia. Neste ano, a primeira reforma administrativa do município foi alvo de uma ação protocolada pelo vereador Rafael Roza (Pros), indicando que as mudanças eram irregulares por ferirem a Lei Complementar 173/2020. Após uma liminar da justiça, a cidade fez nova reforma.

Atualmente, a cidade conta com 24 secretarias, além de outros órgãos de administração pública que têm status de secretaria – caso do Procon, Ippalam e superintendência do aeroporto regional de Maringá. A cidade tem 183 pessoas em cargos de comissão, 83 efetivos que estão em cargos comissionados e 855 servidores em função gratificada.