CIDADE DESTAQUES DO DIA

Por que o resultado do teste de Covid demora (bem) mais na rede pública em Maringá?

O resultado do teste de Covid-19 fica pronto em até 24 horas nos laboratórios privados de Maringá. Já na rede pública, o tempo de espera pode chegar a dez dias, segundo relatos de leitores do GMC Online. O exame é o mesmo: RT-PCR, com coleta por swab nasal, indicado para detectar a doença na fase aguda.

De acordo com o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), todos os exames estão sendo feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba.

“Por causa da orientação do TCE, esses exames estão sendo realizados pelo Lacen. Coletamos os exames e fazemos o acompanhamento epidemiológico do paciente. As amostras são enviadas diariamente. O prazo médio de entrega dos resultados é de 5 dias. Alguns saem em 3, outros em 7 e, excepcionalmente, em mais de 7 dias”, explicou em entrevista ao GMC Online.

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está habilitado a realizar testes de Covid-19, mas não tem feito exames desde setembro do ano passado por falta de reagentes. Segundo a instituição, o Estado está reestruturando os laboratórios das instituições de ensino superior para auxiliarem na testagem. No entanto, ainda poderá demorar de 30 a 45 dias, pois depende da compra de um equipamento.

Segundo o secretário Marcelo Puzzi, a Prefeitura de Maringá está em tratativas com o TCE-PR e o Ministério Público (MP) para abrir licitação para a compra de testes, o que reduziria o tempo de espera pelos resultados dos exames.

“Estamos conversando com a nossa Procuradoria-Geral para fazer a compra desses reagentes assim que tivermos parecer favorável do TCE. Temos dinheiro disponível e o prefeito está fazendo todos os esforços para que isso aconteça o mais rápido possível. O objetivo é abrir uma licitação, um chamamento, para comprar testes, o que tornaria o processo mais rápido”, reforça o secretário.

Marcelo Puzzi acrescentou que todos os pacientes com sintomas de Covid-19 que fazem o teste recebem atestado médico e devem obrigatoriamente ficar afastados enquanto aguardam o resultado.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que os resultados saem em até 72 horas após a chegada das amostras nos laboratórios (leia a nota na íntegra no fim da reportagem).

Em Maringá, a coleta é feita nas unidades de saúde. Em seguida, os materiais são acondicionados em caixas refrigeradas e entregues à 15ª Regional de Saúde. De lá, são enviadas para o Lacen ou Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Este processo, da coleta de material até o resultado ser divulgado, pode levar mais de 7 dias.

O que diz a Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde informa que os resultados dos exames pelo método RT-PCR são disponibilizados em até 72 horas após a chegada da amostra nos laboratórios, Lacen e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Os resultados são disponibilizados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Cada unidade de saúde é responsável pelo cadastro do paciente, consulta do resultado e por informar o paciente sobre o resultado.”

A reportagem do GMC Online entrou em contato com o TCE-PR e aguarda retorno.

Acesse GMC Online