O leilão do lote 4 de concessão de rodovias do Paraná será realizado nesta quinta-feira, 23, às 14h, na B3, em São Paulo. Quatro grupos disputam a concessão: Motiva (antiga CCR), Pátria — responsável por concessionárias como a Via Araucária —, EPR — que administra trechos como a BR-277 entre Curitiba e o Litoral — e a Mota-Engil, de Portugal. Vence quem oferecer o maior desconto sobre a tarifa-base por quilômetro rodado.
O lote 4 soma 627,52 km e abrange três rodovias federais (BR-272, BR-369, BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897, PR-986), atravessando Oeste, Noroeste e Norte do Estado, do acesso à fronteira com o Paraguai (Guaíra) até a divisa com São Paulo (Nova Londrina). O investimento previsto é de R$ 18 bilhões. O edital contempla 231 km de duplicações, 87 km de faixas adicionais, 59 km de contornos — Nova Londrina, Itaúna do Sul, Oeste de Maringá, Norte e Leste de Londrina —, além de 39,4 km de vias marginais, 34 km de ciclovias, 39 passarelas, oito passa-faunas, pontos de ônibus e outras melhorias. Os contratos devem ser assinados até fevereiro de 2026, com vigência de 30 anos. O governador Ratinho Junior (PSD) destacou a concorrência e o pacote de obras previsto.
Em Maringá, o principal projeto é o novo Contorno Sul, com 19,3 km, partindo do trecho em execução pelo governo federal e seguindo até a PR-897 (Contorno de Marialva). Estão previstos três viadutos do tipo Diamante ao longo do contorno; no entroncamento com a PR-897, será construído um viaduto tipo Trombeta. Ainda no território maringaense, o edital indica um Diamante na PR-317, substituindo a rotatória com a Estrada Bravin.
Na BR-376, em Maringá, o pacote inclui seis novas passarelas para pedestres nos km 160, km 162, km 165, km 168, km 169 e km 171 — estas duas últimas no perímetro urbano — e a implantação de vias marginais em ambos os sentidos do km 167 ao km 169. Nos conjuntos habitacionais, haverá um viaduto tipo Diamante no km 160 (entroncamento com a Rua dos Pioneiros) e um viaduto tipo Parclo no km 161 (altura da Estrada Colombo), além de vias marginais do km 160 ao km 161 interligando os dois dispositivos e ciclovia no mesmo trecho.
Com informações de GMC.















