DESTAQUES DO DIA PARANA

Paraná pode voltar a registrar geada negra nesta semana

A onda de frio que atinge o Paraná nesta semana promete ser a mais intensa dos últimos anos. As condições provocadas pela massa de ar de origem polar que deverá se instalar logo após a passagem de uma frente fria podem influenciar na formação de fortes geadas. Há possibilidade, segundo especialistas, inclusive para a ocorrência de geada negra.

O fenômeno, diferentemente das geadas “comuns”, é mais perigoso porque tem a capacidade de queimar – e, posteriormente, escurecer – plantações e outros tipos de vegetação. No entanto, a geada negra é mais difícil de acontecer.

De acordo Fernando Mendes, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é muito difícil confirmar que o fenômeno vai, de fato, voltar a acontecer no Paraná por causa das inúmeras variáveis que influenciam na formação da geada negra. “Depende muito da planta. Depende da situação do vento e da persistência para ocorrer essa situação”, explica.

Segundo ele, de modo geral, os riscos são maiores nas áreas ao sul do estado, onde o frio costuma ser mais intenso, e em espaços onde há vegetação mais delicada ou mais recente, que pode ter a seiva congelada (confirmando a ocorrência de uma geada negra).

O meteorologista também ressalta que, até o momento, não há como precisar em qual dia da semana o fenômeno pode ser registrado, já que há possibilidade de geada a partir desta quarta-feira, 28, em vários setores. No entanto, o atual cenário do Paraná indica que as maiores probabilidades são para quinta-feira, 29, quando uma geada mais intensa está prevista em grande parte do estado.

Créditos: GMC – AEN