O Paraná deve enfrentar a primeira onda de frio intenso de 2025 com temperaturas negativas e previsão de geada em diversas regiões do estado, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A expectativa é que no dia 23 de maio, sexta-feira, a mínima chegue a -2ºC em Inácio Martins.
Cidades como General Carneiro, Irati, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Pinhão, Bituruna e Teixeira Soares podem registrar -1ºC. Já em municípios dos Campos Gerais e centro-sul, como Ponta Grossa, Prudentópolis e Guarapuava, os termômetros devem marcar 0ºC. Em Curitiba, a previsão é de 3ºC na mesma data.
O Simepar aponta ainda que a queda brusca nas temperaturas começa no dia anterior, com mínimas despencando rapidamente. Em Inácio Martins, por exemplo, a temperatura deve cair de 15ºC na quarta-feira (21) para 2ºC na quinta-feira (22).
Segundo o órgão, o frio será provocado por uma nova frente fria que avança pelo Sul do país a partir de 20 de maio, trazendo instabilidades e derrubando as temperaturas.
Além do frio intenso, há previsão de geada em várias localidades, especialmente nas regiões mais altas e próximas de áreas de serra. O fenômeno já havia sido registrado em abril, quando General Carneiro atingiu -0,1ºC, segundo o Inmet, e também teve formação de geada junto a Palmas.
Enquanto isso, o Simepar informa que, até sexta-feira (16), o Alerta Geada não indica risco iminente do fenômeno. No entanto, o tempo segue instável com garoas ocasionais no leste do estado e nevoeiros pela manhã nos Campos Gerais e centro-sul. Já nas regiões oeste e noroeste, o sol predomina, com temperaturas próximas dos 27ºC.
A orientação é que agricultores e moradores das áreas mais afetadas fiquem atentos às atualizações dos órgãos de meteorologia para se prepararem para o frio intenso previsto para a segunda quinzena de maio.
Com informações de G1.