A Polícia Civil do Paraná deflagrou na manhã desta terça-feira, 25, uma operação contra um grupo suspeito de aplicar o chamado golpe do presente e movimentar mais de R$ 14 milhões. Ao todo, são 172 mandados judiciais, incluindo 41 ordens de prisão, buscas, apreensões e bloqueio de contas bancárias.
A investigação aponta ao menos 270 vítimas no Paraná e em outros estados, como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. A ação conta com apoio da Polícia Civil paulista em São Bernardo do Campo, Diadema e na capital.
Segundo a PC-PR, os criminosos identificavam aniversariantes, se passavam por floriculturas ou lojas de chocolate e exigiam o pagamento de uma suposta taxa de entrega via cartão. Máquinas adulteradas captavam dados e senha, enquanto o falso motoboy simulava erros nas transações. Em outras situações, valores altos eram cobrados sem percepção da vítima ou havia troca do cartão por outro do mesmo banco.
Após os golpes, o dinheiro era pulverizado rapidamente em contas de laranjas para dificultar o rastreamento. Em junho, a polícia já havia apreendido em Curitiba 12 maquininhas adulteradas usadas pelo grupo.
As diligências seguem em andamento para cumprir as ordens judiciais e identificar todos os envolvidos.















