A Polícia Civil e a Polícia Militar do Paraná prenderam 25 pessoas na manhã desta sexta-feira, 28, em ação simultânea no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A operação mira uma organização criminosa que, segundo a investigação, movimentava de 100 a 150 quilos de drogas por dia rumo a São Paulo, especialmente para Campinas, somando mais de 1,5 tonelada ao mês.
Foram cumpridas 54 buscas domiciliares que resultaram na apreensão de porções de ecstasy e maconha, balanças de precisão e celulares, que serão periciados. Ao todo, 22 prisões ocorreram por mandado e outras três em flagrante. Também houve bloqueio de diversas contas bancárias e sequestro de quatro imóveis ligados ao grupo.
No Paraná, os mandados foram cumpridos em Maringá, Paranavaí, Loanda, Porto São José, São Pedro do Paraná, Santa Isabel do Ivaí, Querência do Norte, Sarandi e Pitangueiras. Fora do estado, a operação ocorreu em São Paulo, Campinas e Guarulhos, além de Pouso Alegre, Campo Grande e São Joaquim, com apoio das forças locais. As equipes utilizaram helicópteros da PCPR e da PMPR e cães de faro. A Polícia Penal do Paraná participou dentro de suas atribuições.
A apuração, iniciada há cerca de dois anos, revelou atuação concentrada em Maringá, Loanda e Campinas, com tráfico interestadual e lavagem de dinheiro por meio de estabelecimentos comerciais, como lojas de veículos e tabacarias. A droga era embalada em malas e entregue a transportadores, principalmente em viagens de ônibus até Campinas.
“ A organização movimentava um alto volume de entorpecentes, enviando de 100 a 150 quilos de drogas por dia para o estado de São Paulo, especialmente para a cidade Campinas, o que representa mais de 1,5 tonelada de drogas por mês, além de um faturamento milionário”, afirmou o delegado da PCPR Leandro Roque Munin. Para o tenente-coronel Cristian Nogueira, a integração entre corporações foi determinante para enfraquecer a estrutura do grupo.
Durante a investigação, ao menos nove pessoas já haviam sido presas, entre elas um dos líderes, capturado no Paraguai em ação conjunta com a Polícia Federal e a polícia paraguaia. Em dezembro de 2023, um centro de distribuição foi localizado em Maringá, com apreensão de entorpecentes, malas e balanças, e três flagrantes ocorreram em rodovias do Paraná, dois em Bandeirantes e um em Cambará.
Segundo a PCPR, o trabalho de inteligência e a atuação coordenada seguem para a completa desarticulação da organização criminosa.





















