PARANA

Museu da PMPR é reinaugurado em Curitiba

Na manhã desta terça-feira (28) no Quartel do Comando-Geral (QCG) em Curitiba, O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, juntamente com o secretário de segurança pública do estado do Paraná, coronel Veterano Hudson Leôncio Teixeira, reinauguraram o museu da Corporação. A solenidade contou com a presença de autoridades, ex-comandantes da corporação e civis.

O evento representa o resgate histórico da polícia, o patrono do museu tenente-coronel Augusto de Almeida Garrett, estampa seu nome no local, fundador e criador do museu no ano de 1950, marcou indelevelmente a sua profícua e realizadora passagem pela PMPR deixando seu legado histórico.

Após a sua criação, já na década de 1980, o Museu passou por uma reestruturação, sendo reinaugurado no dia 10 de agosto de 1982. Por necessidade de reparos estruturais no ano de 2010  sua sede foi transferida do QCG para Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), permanecendo naquele local até o fim do ano de 2020. Já no ano de 2021, quando APMG completou 50 anos de criação, o então Comandante daquela instituição de ensino, coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, preocupado com o legado deixado pelo seu tio-avô, veio a solicitar, junto ao comando-geral, a designação de uma Comissão de Oficiais, para que o Museu fosse instalado em uma nova sede, provendo assim a correta preservação do acervo e a divulgação do patrimônio histórico institucional para toda sociedade.

Desse modo, após os estudos da comissão, foi organizada a logística necessária para a reforma e adequação de um espaço onde fosse possível a instalação do museu da PMPR. Sendo que a sua instalação se fez nas dependências do QCG, onde todo acervo ficou centralizado e devidamente exposto em salas que contam a história da gloriosa polícia militar em seus 169 anos de existência.

No seu acervo estão presentes: uniformes, armas, fotografias, equipamentos, documentos e objetos desde os primórdios de nossa Corporação. Dentre os quais, se destaca o documento mais antigo: o livro diário de serviço do segundo Comandante da PMPR, capitão Diogo Pinto Homem, datado do ano de 1856. Além dos materiais, há a exposição de viaturas históricas que foram utilizadas pela PMPR desde a década de 1970 no atendimento de ocorrências policiais militares e no patrulhamento das cidades paranaenses.

Na ocasião, esteve presente o ex-comandante-geral coronel Raul Vitor Lopes, hoje com 90 anos, ele falou do sentimento de estar presente na reinauguração do museu e de quão emocionante foi relembrar o tempo em que esteve a frente do comando-geral da polícia militar.

A banda de música da polícia militar abrilhantou a solenidade com dobrados militares e canções que foram executadas durante o evento.

Estiveram presentes na solenidade além das autoridades supracitadas, o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o Comandante do Policiamento Especializado, coronel Adilson da Silva; o corregedor-geral da PMPR, coronel Robson Alves; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior; além de policiais do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, veteranos, demais oficiais e praças e civis.

Como premissa máxima, o Museu visa manter viva a lembrança de nossos heróis, que tombaram no cumprimento do dever, assim como preservar o passado histórico da Corporação, promovendo a coleta, custódia e exposição de materiais, para que o legado deixado pelos nossos antepassados venha a ecoar por toda a eternidade.

SEMINÁRIO DE CULTURA E HISTÓRIA DA PMPR– Após a inauguração do museu, foi aberto o primeiro seminário de cultura e história da polícia militar e do corpo de bombeiros militar no auditório do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O evento que contou com palestras durante todo o dia terça-feira (29), promoveu um resgate histórico mais aprofundado dos feitos das instituições, trazendo atenção aos temas como, a Participação da PMPR na revolução federalista, na campanha do contestado e na revolução de 1924, a participação de integrantes da PMPR na Força Expedicionária Brasileira, A história do CBMPR enquanto integrante da PMPR, dentre outros temas.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)