DESTAQUES DO DIA

Morre Lanny Gordin, considerado um dos maiores guitarristas da história da música brasileira

Morreu na madrugada desta terça-feira, 28, em São Paulo, o músico Lanny Gordin, guitarrista fundamental da música brasileira, com grande destaque junto aos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, mas que trabalhou também com Hermeto Paschoal, Erasmo Carlos, Chico Cesar, Adriana Calcanhotto e outros. Lanny tinha 72 anos e estava internado há cerca de 40 dias.

Alexander Gordin nasceu em Xangai, na China. Era filho de um russo com uma polonesa. Ele chegou ao Brasil com seis anos de idade, vindo de Israel, junto com a família. Exímio guitarrista, Gordin começou a atuar na cena artística de São Paulo e do Rio de Janeiro desde muito cedo.

Na década de 1960 participou do grupo Brazilian Octopus, ao lado de nomes como Hermeto Paschoal, o pianista Cido Bianchi, o violonista Olmir Stocker (o Alemão) e o contrabaixista Nilson da Matta.

Sua musicalidade chamou a atenção do maestro Rogério Duprat, que o chamou para tocar e criar arranjos para disco fundamentais do Tropicalismo, como Tropicália Ou Panis Et Circencis, ao lado de nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão e Rita Lee, Tom Zé e Os Mutantes.

Com Gal, o músico gravou as guitarras do disco Gal (1969) e participou dos arranjos de LeGal (1970). Ele tocou também no histórico shows Gal – Fatal, de 1971.

 

Lanny Gordin
O guitarrista Lanny Gordin com Gal Costa no estúdio da Rádio Eldorado em 1972 Foto: Acervo Estadão

 

Ele é considerado o primeiro músico a imprimir uma assinatura no toque da guitarra elétrica, instrumento demonizado pela ala conservadora da MPB nos polarizados anos 1960. Contudo, é justo também ressaltar que o toque marcante da guitarra elétrica de Lanny Gordin transcendeu a Tropicália e qualquer outro movimento pop do Brasil.

Esquizofrênico, o artista enfrentou problemas mentais agravados com o consumo de ácidos. Por isso, a partir da segunda metade da década de 1970, Lanny Gordin alternou longos períodos fora de cena, alguns vividos em sanatórios, com voltas esporádicas em que invariavelmente foi aclamado como um guitarrista referencial. Uma lenda viva da guitarra brasileira pelo timbre inimitável que conjugava influências do rock, do blues e do jazz.

Também compositor, Gordin deixa quatro álbuns na discografia solo, com destaque para o autoral Lanny Gordin (2001) e para o estelar Lanny Duos (2007), gravado com nomes como Gal, Gil, Macalé, Chico César, Rodrigo Amarante e Adriana Calcanhotto.

 

Sending
User Review
0/10 (0 votes)