ESPORTES

Maringá vai sediar Festival de Tênis em Cadeira de Rodas

15 paratletas de várias modalidades vão se reunir em um aulão de tênis em cadeira de rodas

No dia 11 de dezembro, a OSC Ule (Universidade Livre do Esporte), vai realizar o 1º Festival de Tênis em Cadeira de Rodas, em Maringá. O aulão de tênis será uma ação recreativa e social com uma programação que vai envolver paratletas de diferentes modalidades como o basquete e handebol em cadeira de rodas e o parabadminton.

O evento vai acontecer no campus da UEM (Universidade Estadual de Maringá), onde a ULE desenvolve as atividades com o tênis em cadeira de rodas desde o início do ano. De acordo com a diretora administrativa da OSC, Denise Mendonça, o objetivo do festival é integrar pessoas num propósito comum. “Além de inclusão, o tênis é um esporte de transformação de vidas. A ideia é trazer o aprimoramento do esporte, capacitação e rendimento aos atletas. Nosso objetivo é colocar os atletas do paradesporto no cenário nacional e  internacional de tênis ”, comenta.

Para o professor e coordenador das aulas da ULE, em Maringá, Bruno Cerine, a ideia do festival é divulgar ainda mais a modalidade na região para que novos paratletas conheçam o projeto. “Como nós temos parceria com o PROAFA, projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá, o objetivo também e fortalecer alguns pilares da ULE, que são a inserção e ressignificação da pessoa com deficiência por meio do esporte, o desenvolvimento e reconhecimento de talentos paradesportivos na modalidade e a preparação, por meio de oferta de estágio, aos alunos de educação física da UEM, que vão poder atuar com pessoas com deficiência”, ressalta.

Parceria

A realização do primeiro Festival de Tênis em Cadeira de Rodas, em Maringá, foi possível graças ao trabalho em conjunto de parceiros da instituição como o PROAFA  (Programa de Atividade Física Adaptada), da UEM (Universidade Estadual de Maringá), a AMBP (Associação Maringaense de Badminton e Parabadminton,  a academia Hammer Gym, Associação Kings Maringá, a FTP (Federação Paranaense de Tênis) e a CBT (Confederação Brasileira de Tênis).

O tênis em cadeiras de rodas A modalidade foi criada em 1976 quando Jeff Minnebraker e Brad Parks, criaram as primeiras cadeiras de rodas. Em 1988 foi criada a ITF, Federação Internacional de Tênis em Cadeiras de Rodas. No ano de 1991 foi incorporada a ITF, no Brasil a coordenação está a cargo do CBT Brasil.

Para competir no tênis em cadeira de rodas, o único requisito é que o atleta tenha sido diagnosticado com alguma deficiência relacionada a locomoção, ou seja, deve ter perda funcional significante de uma ou mais partes externas do corpo. Se o atleta não puder participar de competições no tênis convencional; estará credenciado a jogar na cadeira de rodas. A Universidade Livre do Esporte iniciou com a prática do tênis em cadeira de rodas em 2019.

A Universidade Livre do Esporte do Paraná é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada por Segismundo Morgenstern em 1997, e que tem como objetivo a descoberta de talentos no esporte, o combate as drogas e ao sedentarismo, a inclusão social por meio do esporte. A ONG já contou com a participação de profissionais de alto nível, tais como Bernardinho, Hortência, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, entre outros.

 

 

 

 

Por: HojeMais Maringá