DESTAQUES DO DIA REGIAO

Marialva terá clínica especializada para crianças com autismo

O projeto foi apresentado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e aprovado por unanimidade.

Marialva contará com uma clínica especializada em atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio foi realizado em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Valéria Alves Martini, e pelo o secretário de Saúde, José Orlando Villa.

No município, 60 crianças já estão diagnosticadas com TEA e 40 aguardam diagnóstico. O projeto, que foi apresentado ao CMDCA e aprovado por unanimidade, irá utilizar recursos do Fundo de Proteção à Criança e ao Adolescente.  O Fundo recebeu cerca R$ 340 mil em 2021, e o projeto precisa de cerca de R$ 63 mil para implantação.

Hoje, as crianças do município são acompanhadas por neuropediatra, e algumas famílias procuram atendimento com médico particular. A expectativa é de que, com o funcionamento da cínica, as crianças e famílias tenham acompanhamento mais próximo.

SOBRE O FUNDO DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE :

O Fundo é formado por verbas públicas destinadas à Crianças e ao Adolescente, com repasses estaduais ou federais, e, também, por doações de contribuintes através do Imposto de Renda. Em sua declaração de Imposto de Renda, o contribuinte pode realizar doações vinculadas diretamente ao atendimento à criança ao adolescente de seu município. A Assistência Social de Marialva incentiva os munícipes a consultarem um contador em caso de dúvidas em como ajudar.

 

 

 

Por: HojeMais Maringá