PARANA

Juninho de Itaguajé diz que em 2024 Amusep vai fortalecer as parcerias existentes e buscar novas

Eleito por aclamação na última quarta-feira e com posse marcada para 1º de janeiro, o presidente eleito da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Itaguajé Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho (PTB), afirmou que, durante a Gestão 2024, vai trabalhar para ampliar as parcerias e fortalecer as existentes com o objetivo de ampliar os serviços prestados para as prefeituras das 30 cidades da área de abrangência da entidade.

 

Juninho foi eleito encabeçando a única chapa a pleitear a direção da entidade. A eleição aconteceu durante o 2º Encontro dos Prefeitos da Região, no Chalé dos Lagos, em Mandaguaçu.
Cumprindo seu segundo mandato à frente da prefeitura de Itaguajé, Juninho é o primeiro prefeito da região dos municípios localizados às margens do Rio Paranapanema, na divisa com o Estado de São Paulo, a presidir a Amusep.

 

 

Prestígio

 

A eleição do próximo presidente da entidade foi bem concorrida. Estiveram presentes, o secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Anacleto Ortigara, que chegou de surpresa, acompanhado dos diretores presidentes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino Avance de Souza; e das Centrais de Abastecimento (Ceasa), Éder Eduardo Bublitz. O Sebrae Paraná, parceiro da Amusep, na realização do Segundo Encontro de Prefeitos da Amusep, foi representado pelo consultor e gestor de Políticas Públicas, na Regional Noroeste, Luiz Carlos da Silva.

 

O superintendente-geral de Apoio aos Municípios, na Casa Civil, do Governo do Estado, Aparecido José Weiller Júnior, o Júnior Weiller, ex-presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP) e ex-prefeito de Jesuítas; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Leandro Vanalli; o chefe do Escritório Regional da Seab, Jucival Pereira de Sá; a gerente Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ana Paula Moser; e a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense, a Adetur “Encantos dos Ipês”, Maria Iraclézia de Araújo, também compareceram ao evento.

Juninho dee Itaguajé

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, deputado federal licenciado, Ricardo José Magalhães Barros, o Ricardo Barros; a deputada federal, Luísa Canziani dos Santos Oliveira; e os deputados estaduais, Maria Victoria Borghetti Barros e José Tiago Camargo do Amaral, o Tiago Amaral; estiveram representados por assessores parlamentares.

 

 

Representatividade

 

Dos 30 municípios da área de abrangência da Amusep, 25 participaram da eleição e do Segundo Encontro Regional. Prefeitos e vices, acompanhados das respectivas esposas, acompanharam o encontro. “A presença da maioria dos prefeitos demonstra a força da união dos gestores públicos da região e reflete o significado de a nossa Associação ser uma referência dentro do Movimento Municipalista nacional”, destacou o atual presidente, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo.

 

 

Balanço

 

Durante o balanço da Gestão 2023, Bernardo ressaltou o importante papel das parcerias, principalmente, em relação às iniciativas colocadas em prática em conjunto com o Sebrae, UEM, Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE), Seab, IDR. O presidente, também, enalteceu o trabalho das câmaras técnicas e da equipe do Departamento de Arquitetura e Engenharia da Amusep. “Nossa missão foi proporcionar acesso a ferramentas e conhecimento para os gestores desempenharem da melhor forma possível a função deles”, afirmou.

 

 

Expectativa

 

Ao ser aclamado presidente da Gestão 2024, Juninho declarou que vai dar continuidade aos projetos executados e trabalhar para avançar nas frentes de capacitação dos gestores e na oferta de serviços para as prefeituras. “Temos parcerias sólidas e consolidadas. Podemos, no entanto, fortalecer a musculatura e ampliar o fôlego de todas elas”, comparou. Um dos itens mencionados foi promover mais condições de o Departamento de Arquitetura e Engenharia ampliar a entrega dos projetos. “A qualidade dos serviços prestados é de padrão superior. A demanda, porém, é crescente. Principalmente, por parte dos municípios menores que são a maioria”, afirmou.

 

 

Repercussão

 

Norberto Ortigara, que chegou de surpresa, pela manhã, ele havia desembarcado no Brasil, depois de uma missão técnica na Alemanha, destacou a papel de protagonista desempenhado pela Amusep e citou diversas ações que o Governo do Estado vai colocar em prática para promover e desenvolver, ainda mais, a atividade da agroindústria no Paraná. “Só vamos alcançar mais renda no campo, quando pararmos de só vendermos grãos in natura e transformar essas commodities em produtos de valor agregado”, afirmou.

 

 

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, disse que a Universidade continua de portas abertas para novas iniciativas conjuntas com a Amusep. O prefeito de Mandaguaçu, anfitrião do Encontro, Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio, falou estar honrado de receber o importante evento e de poder apresentar um dos “brincos da princesa” do turismo regional, o Chalé dos Lagos. O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, que representou o titular da Pasta, Ulisses Maia, que cumpria agenda em Brasília (DF), falou sobre as ações da Associação e o quanto a entidade auxilia os gestores no dia a dia do exercício dos mandatos.

 

 

Robustez

 

Luiz Carlos da Silva, representante do Sebrae, comentou que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas está presente em todos os 30 municípios da área de abrangência da Amusep. Ressaltou que, ano passado, o Encontro Regional serviu de projeto piloto e que, em 2023, a iniciativa foi realizada nas cinco associações de municípios, existentes no Território Noroeste – Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Umuarama e Cianorte. Adiantou que, para 2024, a expectativa é produzir muito mais resultados para os microempreendedores individuais e para os micro e pequenos negócios.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)